Pular para o conteúdo

Sistema de gestão integrada: o que é e quais são os benefícios?

    Sistema de gestão integrada

    Analisando o cenário atual do mercado, pode-se compreender o motivo pelo qual os gestores e executivos tem se preocupado em desenvolver estratégias e implementar novas soluções para os processos, como a gestão integrada.

    Anúncio


    Aliás, boa parte dessa realidade foi viabilizada com o aumento da relevância que a tecnologia adquiriu ao longo dos anos no contexto corporativo, podendo ser aplicada tanto nos processos de venda de bebedouro infantil e demais etapas.

    Fatores como a ampla concorrência e as oscilações de mercado tornam o cotidiano das organizações repletos de desafios, inclusive, é crucial que as empresas foquem na implementação de técnicas para simplificar o dia a dia.

    Anúncio


    Não obstante, cada empresa possui necessidades específicas as quais estão de acordo com o nicho de atuação e o porte. Além disso, esferas como o comportamento dos consumidores e os objetivos gerais devem ser considerados.

    Porquanto, a gestão como um todo engloba uma série de questões e indicadores a serem analisados. Na prática, a etapa de análise e administração pode demandar um longo tempo das equipes e profissionais.

    Visando corroborar para o bom direcionamento de processos, soluções como os sistemas de gestão integrada são essenciais para o gerenciamento exitoso de procedimentos internos, englobando também o processo de instalação de elevador de escada.

    Afinal, o que é o sistema de gestão integrada?

    Entende-se por sistema de gestão integrada soluções quando implementadas adequadamente, conferem maior visibilidade aos procedimentos internos e externos das organizações e agrega no cotidiano de gestores.

    Anúncio


    Para uma consultoria em arquitetura e urbanismo, é essencial dispor de mecanismos para fomentar o gerenciamento assertivo, seja das atividades internas como o controle de contas a pagar, ou ainda na ponta que afeta o cliente, isto é, as entregas.

    Assim, a recomendação é que empresas cujo volume de trabalho seja consideravelmente alto, contem com um sistema que confira visibilidade sobre as etapas de projeto de salão comercial.

    Em outras palavras, isso significa que para o andamento dos processos, a atuação dos gestores é justamente observar o impacto de questões endógenas e exógenas que possam impactar o êxito, e então propor soluções assertivas.

    Em adição, as atividades de gestão são encontradas no cenário empresarial desde décadas atrás, tendo em vista que por intermédio da gestão, algumas questões são trabalhadas, como:

    • Controle de gastos;
    • Diminuição de riscos e prejuízos;
    • Relacionamento com o cliente;
    • Administração de colaboradores.

    Essas são algumas das funcionalidades proporcionadas com a implementação do ato de gerir como um todo e que também devem ser aplicadas por negócios de segmentos e portes distintos, como fábricas de caixa de papelão com alça.

    Entretanto, com o crescente desenvolvimento tecnológico e digital, o dinamismo das atividades laborais de executivos foi incrementado com soluções inteligentes, como a finalidade de otimizar o fluxo de trabalho.

    Assim, se antes era preciso compor o gerenciamento por etapas inteiramente manuais, hoje é possível dispor da tecnologia e suas soluções, promovendo a gestão integrada e assertiva.

    Por quê implementar esse sistema?

    A dinâmica do mercado a nível mundial vem sido desafiadora, isso pois questões como as oscilações macroeconômicas e o livre-comércio refletem diretamente no faturamento, crescimento e dia a dia das organizações.

    Embora essas sejam características comuns do próprio mercado, as empresas devem estar preparadas para lidar com questões múltiplas do cotidiano em prol do seu funcionamento e expansão.

    Para uma empresa prestadora do serviço de limpeza geral, o uso de recursos tecnológicos no gerenciamento foi crucial para facilitar aspectos como a folha de pagamento, controle de custos e supervisão de atividades.

    Afinal, a tecnologia aplicada no mundo empresarial pode ser adaptada em concordância com as necessidades gerais e específicas, abrangendo desde as etapas comerciais e financeiras, até a rotina de trabalho cotidiana.

    Considerando o volume de responsabilidades assumidas pelos colaboradores, pode-se afirmar que a implementação de um sistema que facilita a gestão integrada auxilia no atingimento de metas e objetivos, tornando o fluxo de trabalho leve.

    Conheça as vantagens de implementar a gestão integrada

    De modo geral, ao adotar soluções inteligentes no processo de gestão a organização está investindo no seu próprio crescimento. 

    Isso se dá pelo aumento de disponibilidade de tempo dos gestores e demais colaboradores organizacionais, ao lidar com um recurso voltado para a automação processual e pela diminuição de trabalho manual.

    O uso da tecnologia para simplificar processos é uma tendência em pleno desenvolvimento desde as primeiras revoluções industriais. As principais motivações são o aumento da produtividade e consequentemente, o crescimento financeiro e comercial.

    Dado o cenário de diversas empresas brasileiras, incluindo neste sentido as PMEs (pequenas e médias empresas), cuja característica principal é a ausência de capital externo, pode-se afirmar que o volume de atividades é alto.

    Para um empreendedor atuante no segmento de lavagem de poltrona a seco, o uso de ferramentas integradas de gerenciamento facilita a gestão do tempo, por conseguir minimizar a quantidade de tarefas manuais.

    Ao ter menos responsabilidades manuais, os colaboradores podem focar no desenvolvimento de estratégias para potencializar a rotina de trabalho, o que resulta na expansão organizacional.

    Além disso, o uso de sistemas de gestão integrada confere vantagens em pautas específicas, conforme ressaltado por especialistas. Porquanto é válido adentrar no escopo de cada uma delas.

    Segurança da informação 

    O primeiro ponto proporcionado pelo gerenciamento integrado em uma só plataforma, é a segurança no compartilhamento, recebimento e tratamento de dados. Aliás, essa também é uma tendência crescente a nível global.

    A pauta de discussão que ganhou destaque no mundo trata-se da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que foi implementada no Brasil recentemente. Esse conjunto de normas foi baseado na Regulamentação Geral de Proteção de Dados da União Europeia.

    Tais normas referem-se à padronização de processos que envolvem dados sensíveis, tanto de empresas quanto informações pessoais de clientes requeridas no momento de negociação.

    Sabendo que a internet possui papel relevante nos negócios e no cotidiano dos indivíduos, a atuação de pessoas mal intencionadas, nesse caso os chamados hackers, cresceu no sentido de sequestro e uso indevido de dados.

    Por outro lado, entre as funcionalidades da era digital, pode ser destacado o uso dos mecanismos de busca. Basta inserir termos ou palavras-chave como coworking perto de mim, que o usuário se depara com diferentes fornecedores e prestadores de serviço.

    A LGPD trata exatamente acerca da segurança e privacidade dos dados exigidos para o cumprimento de processos internos nas empresas. Logo, contar com a integração de sistemas de gestão diminui os riscos de vazamento de dados.

    Diminuição de custos

    Devido à característica majoritária das empresas, que consiste na ausência de capital e investimento de terceiros, o fluxo de caixa é uma esfera preocupante que impacta questões adversas, como o pagamento de impostos e folha de pagamento.

    No entanto, analisando os procedimentos internos das franquias baratas e lucrativas, é possível notar que boa parte destas possui um ponto em comum. O foco na diminuição de custos e a maximização dos lucros. 

    Esses dois pontos, quando considerados objetivos principais, conferem o salto de crescimento de maneira segura. Em adição, estão encontrados na missão, visão, valores e cultura empresarial das empresas líderes de mercado. 

    Assim, ao dispor de recursos que integrem os processos e conferem maior segurança nos procedimentos, o resultado obtido é a diminuição de custos. Por consequência, as oportunidades de maximização do lucro são viabilizadas.

    Otimização de processos

    O livre-comércio presente no mercado brasileiro propôs o fim de monopólios e oligopólios, deixando as oportunidades de negócio democratizadas e ainda enriquecendo o processo de compra dos consumidores no geral.

    Mas na prática, a livre comercialização vem acompanhada da alta concorrência, exigindo que cada vez mais as empresas ofereçam atendimento e entregas de qualidade aos clientes, culminando então na fidelização e construção de carteiras.

    Ao contar com soluções implementadas adequadamente, as empresas somam positivamente nas vantagens competitivas e comparativas, aprimorando a experiência do cliente e na capacidade produtiva. 

    Saiba como se preparar para implementar a gestão integrada

    Para que o método de gestão implementado surta resultados positivos, os gestores e equipes precisam estar bem preparados tanto para a população de informações, análise de métricas e ainda para o fluxo cotidiano.

    Partindo desse pressuposto, pode-se ressaltar que o uso de sistemas desenvolvidos com tecnologia pode ser desafiador para muitos funcionários. Isso acontece devido à característica do país, que está em crescimento.

    A ausência do uso rotineiro de tecnologia na vida de muitos indivíduos, pode tornar difícil o processo de entendimento dos procedimentos que contam com soluções inteligentes.

    Por isso, é recomendado que as empresas estipulem treinamentos com as soluções e plataformas de gerenciamento disponíveis e elaborem melhorias processuais em conjunto com os colaboradores.

    Considerações finais

    A aceleração digital corroborou para o aumento de produtividade nas empresas, englobando neste sentido os processos de gerenciamento interno e as etapas necessárias para a conclusão de vendas.

    Por fim, os sistemas de gestão integrada permitem que os gestores e executivos tenha melhor visibilidade acerca do andamento dos processos, simplificando as atividades laborais e o fluxo de trabalho.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

    Anúncio


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *