Pular para o conteúdo

Saiba o que é como obter qualidade de vida no trabalho

    qualidade de vida no trabalho

    Para a manutenção de boas práticas corporativas, é necessário que todos estejam integrados nessas perspectivas. Por essa razão, é essencial que sejam adotados métodos que melhorem a qualidade de vida no trabalho, não importa o porte da empresa.

    Anúncio


    Para que isso possa acontecer de forma adequada e bem-sucedida, o funcionário tem que passar a ser visto como não apenas mais uma ferramenta de produção, mas, sim, como um indivíduo repleto de subjetividades.

    Isso é válido independente se esse trabalhador em questão for um especialista em curativos e feridas em um hospital, ou um profissional de marketing em uma agência.

    Anúncio


    O que antes poderia ser mais uma relação trabalhista comum, hoje, diante dos novos paradigmas empresariais, começa a ter a possibilidade de uma relação mais amigável dos dois lados.

    O fato de se assumir mecanismos de qualidade de vida no trabalho pode incidir diretamente na produção de insumos ou serviços de uma empresa.

    Logicamente, existem dispositivos legais que determinam que algumas práticas corporativas sejam cumpridas para que não haja abuso por parte das empresas.

    No entanto, é importante dizer que a lei deve ser cumprida, mas ela sozinha não basta para a realização de novas práticas de incentivo. Isso significa que é preciso garantir aos funcionários um ambiente amigável e bom de se trabalhar.

    Anúncio


    Esses aspectos, proporcionam alguns pontos que podem ser identificados logo de início a partir de sua implementação:

    • Aumento da produtividade;
    • Menor índice de demissões;
    • Integração da equipe;
    • Aumento da reputação.

    Por exemplo, uma empresa que tem um grande incidência de funcionários com filhos pode adotar convênios com escola particular período integralpara reduzir essa preocupação por parte de sua equipe.

    Nesse sentido, haverá uma espécie de via de mão dupla, uma vez que o funcionário vai se sentir representado e vai buscar retribuir esses benefícios.

    O aumento da produtividade incide diretamente no menor índice de demissão, levando, assim, a companhia a gastar menos com contratações.

    Além disso, a integração da equipe pode ser um aspecto muito desejável, umas vez que, com menos preocupações, mais leve o ambiente se torna para novas conexões daqueles funcionários.

    Em datas de aniversário, por exemplo, é possível a empresa adotar o uso de doces finos e personalizados para os funcionários com o nome do aniversariante.

    Isso pode levá-los a conhecê-lo e, depois da ocasião, felicitá-lo de modo que haja uma maior integração. Todos esses métodos podem ser de grande valia para gerar uma reputação de que a empresa é um bom lugar para se trabalhar.

    Definição de qualidade de vida no trabalho

    Antes de qualquer aplicação técnica de uma estratégia como essa, é necessário entender como funcionam os seus mecanismos. A qualidade de vida no trabalho tem sido cada vez mais um assunto no meio corporativo e, por isso, é importante compreendê-lo.

    Essas medidas visam melhorar a saúde dos funcionários de uma empresa, levando-os a produzir mais e melhor. Se existem métodos para garantir o bem-estar de uma equipe, isso pode impactar, sobretudo, na capacidade dela de superar desafios.

    Afinal, se o colaborador se sentir abraçado, o seu entusiasmo para a resolução de problemas e entrega de resultados, certamente, será maior.

    Se uma empresa mantém-se integralmente na modalidade home office, é importante que ela crie mecanismos de integração para aquela equipe.

    Nesse sentido, a contratação de sala individual coworkingpode ajudar os funcionários a se conhecerem e, posterior a isso, ter um momento de happy hour.

    É possível afirmar, portanto, que os métodos de qualidade de vida no trabalho podem ajudar de forma permanente que a equipe esteja voltada a resultados.

    Como implementar?

    Um dado que é importante ser ressaltado aqui, é que há um grande contingente de trabalhadores insatisfeitos com seus empregos.

    Isso se dá por uma série de fatores, é claro. Entretanto, é importante dizer que alguns aspectos precisam ser levados em consideração.

    Um colaborador pode ficar insatisfeito com diversas situações, mas é possível mitigá-las a partir de mecanismos de qualidade de vida no trabalho.

    É possível que um vendedor de persiana painel blackoutpor telefone comece a desenvolver alguns problemas de coluna pelo tempo sentado.

    Esse aspecto não diz respeito necessariamente à cultura corporativa daquele lugar. Apesar de poder ter um ambiente agradável, é possível que esse aspecto esteja chateando esse vendedor.

    Por isso, alguns pontos precisam ser levados em consideração para compreender aquele ambiente e aplicar metodologias de melhorias naquele mercado.

    Aprimorar o relacionamento

    É certo que se há uma equipe em determinado segmento, ela deve estar integrada. Isso significa dizer que não há possibilidade de gerar bons resultados sem a compreensão daquela união.

    Nesse sentido, é importante que a liderança saiba promover uma boa relação com seus funcionários. Isso pode ser obtido a partir de algumas metodologias de dinâmicas em grupo dentro daquele ambiente.

    Se uma empresa de serviço de guincho intermunicipalestá enfrentando problemas com relação aos seus funcionários, uma vez que eles não se encontram integrados por passarem a maior parte do tempo na rua, por exemplo.

    É importante que pelo menos uma vez ao mês haja dinâmicas que garantam que todos aqueles funcionários se conheçam e criem empatia entre seus pares.

    Esses pontos de empatia podem ser o essencial na hora da resolução de alguns conflitos e, também, de problemas dentro da própria prestação de serviço.

    Oferecer benefícios

    Esse ponto é fundamental para a garantia de saúde no ambiente corporativo, uma vez que esses aspectos podem tornar possíveis práticas de resolução de problemas de saúde.

    Há, portanto, a capacidade desses benefícios interferirem diretamente na vida cotidiana dos funcionários. Oferecer um plano de saúde ou facilidades na matrícula em academias coloca esses colaboradores diante de possibilidades de cuidarem de si mesmos.

    Além disso, um bom vale alimentação pode ser um fator determinante para que se possua uma prática alimentar menos nociva.

    Uma empresa de remoção de resíduos sólidospode garantir esses benefícios, uma vez que, em sua parte mais operacional, pode exigir uma perspectiva de maior risco para o exercício da função.

    Se a atividade demanda esforço físico, é importante que aquele trabalhador tenha um condicionamento adequado para que ele não se prejudique.

    Criar um ambiente corporativo transparente

    Criar um ambiente transparente é fundamental para garantir que a equipe vai seguir nos trilhos de um rumo desejado.

    Não há como ter um ambiente com pessoas munidas de boa saúde mental, se, porventura, não tiver transparência.

    Por isso, dois aspectos importantíssimos desse espectro precisam ser levantados para garantir a resolução das questões que dizem respeito à transparência.

    Cultura de feedback

    A criação de uma cultura de feedback é essencial, sobretudo, para garantir que os funcionários não fiquem à deriva. Isso significa que a obtenção de boas práticas de resultados precisa passar, inevitavelmente, pela dinâmica de retorno para os funcionários.

    Uma empresa de impermeabilização sofá linhopode estar passando, por exemplo, por um grande contingente de críticas. Nesse sentido, é possível supor que os serviços prestados não estão obtendo bons resultados.

    Por isso, é importante que os funcionários responsáveis estejam integrados à dinâmica de feedbacks para que, assim, se possa corrigir os erros.

    Esse aspecto se relaciona diretamente com outro ponto fundamental para a obtenção de uma cultura de transparência.

    Treinamento

    Ao constatar alguma deficiência no processo de prestação de serviço, é importante que mecanismos de resolução de problemas sejam adotados.

    Se uma equipe está cometendo algumas falhas, o treinamento pode ser uma saída adequada para a melhoria da produtividade.

    Isso, em grande medida, também garante aos funcionários uma maior segurança, uma vez que ele consegue se adaptar aos novos serviços a partir do aval da própria empresa.

    Além disso, o treinamento não é só a possibilidade de resolver algo que está errado, mas, sim, de garantir melhoria naquilo que já está dando certo.

    É possível, a partir dessa prática, entender quais são as facilidades de cada indivíduo daquela empresa. Com isso, pode-se alocar um contingente de colaboradores para funções que fazem mais sentido para eles, gerando, portanto, uma maior satisfação.

    Considerações finais

    Diante de tudo que foi dito no decorrer do artigo, é possível entender o quão fundamental é a adoção de práticas que levem em consideração a qualidade de vida no trabalho.

    Compreendendo a importância dessas práticas, já é possível entender como aplicá-las dentro do ambiente corporativo. Criar métodos para melhorar os relacionamentos e integrar a equipe tem de ser a tônica disso tudo.

    No entanto, não se pode parar por aí. Aderir alguns benefícios para a manutenção da saúde física e financeira do funcionário pode ajudar.

    Além disso, uma cultura de feedbacks e treinamentos pode dar mais segurança para os colaboradores, levando-os a ter o ímpeto de se adaptar às novas demandas de mercado.

    Ou seja, garantir a qualidade de vida no trabalho é possível a partir de práticas que sempre levam em consideração as subjetividades de cada um dos componentes de uma equipe empresarial.

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

    Anúncio


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *