Pular para o conteúdo

Saiba o que é coaching e para que serve

o que é coaching

Ultimamente o termo “coaching” tem ganhado cada vez mais popularidade, obtendo constantemente novos adeptos que desejam desenvolver carreira ou se desenvolver pessoalmente. 

O coaching é uma metodologia que auxilia as pessoas a encontrarem o seu propósito, a lidarem com situações e desenvolverem o melhor que existe dentro de si. 

Compreender o que os assola e trabalhar maneiras de chegar aos seus objetivos é uma tarefa difícil para diversas pessoas.

Há aquelas pessoas que nasceram com talento, e conseguem realizar suas tarefas com maestria, mas há também aquelas que chegam em seus objetivos com muito foco.

Algumas vezes, ambas precisam de alguém para orientá-las nos momentos difíceis de sua vida, aqueles em que dúvidas e desafios surgem. 

Portanto, ter alguém que te ampare durante esse trajeto, assim como uma Mesa plataforma 4 lugares auxilia uma pessoa, principalmente um profissional, torna-o algo mais leve e simples de ser feito. 

As pessoas que se conhecem, entendem o seu propósito e sabem em quais objetivos querem chegar, conseguem viver uma vida mais feliz, plena e saudável. 

Afinal, ser feliz na vida profissional e pessoal é o principal motivo que leva a população a procurar um coaching. 

Ou empresas que desejam capacitar os seus funcionários e motivá-los. A falta de motivação é uma das principais razões do baixo desempenho e das demissões. 

O coaching é uma metodologia muito promissora nas próximas décadas, assim como comprar uma pasta L personalizada, e estar a par dela é importante nos tempos atuais. 

Portanto, o objetivo deste texto é informar ao leitor o que é o processo de coaching, para que serve e como ele ajuda a alavancar carreiras e a vida pessoal de quem é adepto. 

Definição do conceito coaching 

Apesar da metodologia coaching ser atual, o termo surgiu em 1500 na Inglaterra, quando era utilizado para descrever aqueles profissionais responsáveis por conduzir as carruagens, antes chamadas de coche, até o seu destino final, ou seja, os cocheiros. 

Em 1850, também na Inglaterra, o termo coaching passou a ser utilizado para se referir ao profissional responsável por auxiliar os estudantes a se prepararem para os seus exames universitários. 

Em 1950, sua definição mudou, agora para designar a habilidade própria de liderança, sendo muito utilizado nos ambientes corporativos. 

Atualmente, no século da formação em programação neurolinguística, o termo coaching é utilizado no processo que visa desenvolver o potencial para máxima performance, enquanto para se referir ao profissional que realiza esse método é utilizado a palavra coach. 

Ou seja, o coaching sempre foi considerado um guia das pessoas, aquele alguém que facilita o processo de chegada aos objetivos, ensinando os caminhos mais simples para isso. 

Para que serve o coaching? 

O processo de coaching possui diversas finalidades nos mais diversos espaços, dentre elas: 

  • Explorar as qualidades dos clientes; 
  • Desenvolver líderes;
  • Transformar objetivos em planos de ação; 
  • Aumentar a produtividade; 
  • Ampliar o lucro da empresa;
  • Tornar o cliente um ouvinte melhor; 
  • Expandir a habilidade de oratória;
  • Ser um guia espiritual; 
  • Melhorar as relações entre os colegas de trabalho;
  • Auxiliar o cliente a descobrir o seu propósito; 

O coaching é uma ferramenta capaz de elevar o potencial em diversas áreas da vida de uma pessoa, trazendo melhorias contínuas e auxiliando até mesmo na busca da felicidade. 

Em outras palavras, o coaching serve para sanar problemas e guiar as pessoas durante esse trajeto, para que elas cheguem de forma rápida e saudável aos seus propósitos, sejam eles vender etiqueta resinada para móveis ou se tornarem líderes de grandes empresas. 

Onde o coaching pode ser aplicado?  

O coaching é uma técnica fundamental para o desenvolvimento de líderes, sendo essencial em qualquer empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte. 

Portanto, muitas empresas contratam um profissional coach para desenvolver talentos ou equipes inteiras, até mesmo os serviços de terceirização de copa, através da aplicação de palestras e treinamentos. 

O coaching é voltado principalmente para líderes e gerentes, mas também para profissionais que desejam mudar de carreira, crescer em uma empresa, passar bem através de desafios ou apenas se conhecerem. 

Voltado a facilitar o alavancamento do potencial máximo de seus clientes, o profissional de coaching deve ser motivado pelo interesse de apenas incentivar e apoiar o próximo.

Sendo criativos para elaborar um plano de ação para cada equipe ou pessoa, de forma personalizada. 

Coaching para empresas 

Voltado para a área profissional, temos o Business Coaching, traduzido para o português, o coaching de negócios, uma metodologia voltada para gestores, líderes e funcionários de empresas. 

Para um profissional construir uma carreira de sucesso, não basta apenas ter os conhecimentos técnicos obtidos na universidade e em cursos, é necessário desenvolver outras habilidades. 

Então, além de realizar confraternização empresa brincadeiras, é necessário saber expressar as suas ideias. 

Como a habilidade em falar em público, ouvir o próximo, desenvolver liderança, planejamento estratégico e relações interpessoais.

No mercado existe uma série de profissionais que possuem conhecimento para exercer suas atividades, mas não sabem trabalhar em equipe, não se expressam bem e não conversam com seus gestores sobre suas expectativas na empresa. 

O coaching auxilia esses profissionais a se comunicarem melhor e criarem um bom plano de carreira.

Ao se comunicar melhor, o trabalho em equipe é potencializado, sendo esse o motivo da maior parte das empresas que buscam um coaching, visando melhorar a equipe e aumentar a venda das empresa, até mesmo de caneca personalizada para empresa

Outro ponto positivo, é o desenvolvimento da capacidade de liderança, que é facilmente trabalhado com um coaching.

Muitas pessoas desejam ser líderes, devido a remuneração mais alta e o prestígio do cargo, sem contar que as posições de liderança são as mais altas de uma empresa. 

Mas não conseguem alcançar esses cargos pois não possuem essas outras habilidades desenvolvidas.

Entretanto, é importante salientar que o coach não irá apresentar às respostas para seus clientes, mas sim guiá-lo até que ele mesmo encontre suas respostas.

Essa metodologia é muito interessante, pois as respostas se adaptam para cada um dos clientes, sendo um processo totalmente personalizado. 

Dentro de uma empresa, treinando uma pessoa ou uma equipe, o coach pode auxiliar nos seguintes processos:

  • Definir metas e objetivos;
  • Auxiliar no planejamento estratégico;
  • Manter a motivação;
  • Promover o desenvolvimento pessoal.

Esses processos estando bem encaminhados tornam a equipe focada em alcançar os objetivos da corporação e os seus próprios, gerando satisfação tanto para a empresa contratante quanto para o funcionário que participa dos treinamentos. 

O business coaching pode ser contratado tanto por uma empresa, visando capacitar um time ou apenas uma pessoa, quanto por um profissional, tudo depende daquilo que se deseja desenvolver.

Coaching na vida pessoal 

Também conhecido como Life Coaching, é o coaching voltado para o desenvolvimento de aspectos da vida pessoal, abrangendo para além de uma carreira profissional e também ganhando bastante destaque no mercado. 

O life coaching desenvolve uma série de pontos na vida de uma pessoa, dentre eles:

  • Bem-estar;
  • Saúde;
  • Gerenciamento financeiro;
  • Relacionamentos amorosos e familiares;

Então, se uma pessoa está com problemas financeiros, ela pode optar por contratar um profissional coach para orientá-la, de forma que ela descubra como fazer uma renda extra e poupar dinheiro. 

Além de traçar um planejamento financeiro, para que os gastos sejam controlados e os investimentos feitos de maneira otimizada. 

Outro exemplo do trabalho do coaching, são os voltados para o espírito e o bem-estar. 

Quando uma pessoa está depressiva ou tentando superar um momento difícil, e já passou por diversos outros profissionais que não o auxiliaram com seu problema, um coaching pode ser uma boa opção. 

Ou seja, o coach pode ser acionado para qualquer ocasião, basta surgir a necessidade, assim como contratar os serviços de reforma e construção

Considerações finais

O coaching é uma metodologia inovadora que surgiu para incentivar as pessoas a mudarem a sua maneira de lidarem com o mundo, a abraçarem às transformações de carreira e de vida pessoal, para que se tornem felizes e satisfeitas. 

Esse processo é poderoso, pois não entrega de bandeja soluções para os clientes, mas os estimula a encontrar os seus próprios caminhos. 

Então, se você deseja incentivar uma equipe ou transformar um profissional comum em líder, contrate um Business Coaching.

Agora, se o intuito é desenvolver aspectos da vida pessoal, como economizar ou aprender habilidades de comunicação, até mesmo melhorar a relação com um parente ou cônjuge, o Life Coaching é uma boa pedida. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.