Saúde em Geral

Para que Serve Prednisolona? Possui efeitos colaterais?

Prednisolona se caracteriza corticóide com indicação a tratar problemas, sendo exemplo reumatismo, colagenoses, alterações hormonais, alergias e os problemas na pele, inchaço generalizado, enfermidades e problemas em sangue, olhos, gastrintestinais, respiratórios, neurológicos, infecções geradas por Trichinella, e meningite tuberculosa.

E, tal remédio ainda pode ser utilizado em tratar câncer.

Prednisolona se mostra composto esteróide que deve ter uso somente sob indicação do médico, que tem ação ampla contra vários problemas.

O medicamento pode ser encontrado em forma de gotas, comprimidos, ou suspensão oral.

O preço de prednisolona tem variação, e pode ser adquirida nas farmácias ou loja online, sendo preciso apresentar receita médica.

 

Ingestão da Prednisolona

Prednisolona serve para dor de garganta?

Para prednisolona em comprimidos de 20 mg ou 5 mg, em adultos, a dose inicial tem variação de 5 a 60 mg, diariamente, o mesmo que 1 comprimido de 5 mg, ou os 3 comprimidos de 20 mg.

Para crianças, a dosagem inicial varia de 5 mg a 20 mg, diariamente, o mesmo que 1 comprimido de 5 mg ou 1 comprimido apresentando 20 mg.

Os comprimidos devem ser ingeridos inteiros, com o copo de água sem mastigar, ou partir.

Sobre a prednisolona com suspensão oral de 3 mg/ml ou 1 mg/ml, para adultos, a dose indicada tem variação de 5 a 60 mg diariamente, usando a suspensão oral com disponibilidade em dosagens de 1 mg/ml ou 3 mg/ml.

Para bebês e crianças, a dosagem indicada varia de 3 mg/ml a 1 mg/ml diariamente.

Sobre a prednisolona em gotas, para adultos, a dosagem indicada varia de 5 mg a 60 mg diariamente, o mesmo que 9 gotas ou 109 gotas, diariamente.

Para crianças, a dosagem recomendada tem variação de 0.14 a 2 mg para cada 1 kg do peso, o mesmo que uma dose de 3 gotas para cada 1 kg do peso, com administração de 1 a 4 vezes diariamente.

A dosagem recomendada e duração a tratar usando prednisolona devem ter indicação por médico, já que essas vão depender do problema para tratamento, a idade e a resposta individualmente de paciente para tratamento, assim variando.

 

Efeitos Colaterais e Contraindicações

Alguns dos efeitos colaterais deste medicamento podem fazer inclusão:

  • da dor de cabeça,
  • barriga inchada,
  • vertigem, manchas roxas em pele,
  • suor excessivo,
  • crescimento excessivo de pelo,
  • bolinhas vermelhas pela pele, retenção de líquidos e sódio,
  • excessivo cansaço, aumento do peso,
  • convulsões, perda do cabelo, cataratas,
  • maior pressão intraocular, dificuldade de cicatrização,
  • perda da massa muscular, mudanças em período menstrual,
  • olhos salientes, gordura em área abdominal e pescoço, ou estrias vermelhas.

A prednisolona tem contraindicação aos pacientes com infecções sistêmicas, fúngicas, sarampo ou varicela, e pacientes que têm alergia para prednisolona ou determinado componente de fórmula.

E se estiver gestante ou a amamentar, ou se houver mais problema de saúde deve dialogar com o médico anteriormente ao início do tratamento.

É importante salientar que para início de todo tratamento de saúde é essencial consultar o médico para exame adequado e orientações devidas, assim como com a indicação de remédio a ingerir.

 

Vídeo | assista antes de tomar | Dr Lucas Fustinoni

https://youtu.be/luNqbtlHrqg

 

Leia também:

Pílula Seca Barriga Funciona? Será que tomar Faz Mal? Emagrece?

Deixe um comentário