Saúde em Geral

Para que Serve a Fruta Atemoia? Ela Engorda? Veja Propriedades

A atemoia se caracteriza resultado de cruzar artificialmente 2 anonáceas, a cherimóia, e a fruta-do-conde, e dentre as frutas anonáceas todas que se pode achar no país, uma das mais promissoras de completo alimento.

Trata-se de fruta doce, saborosa, e refrescante com riqueza nutricional de impacto nos sais minerais e vitaminas, a além dos compostos antioxidantes.

Sobre a composição, são mais de 4 gramas de fibras, 1.3% das proteínas, 31.25% em pectinas, e é rica no ferro com mais de 1 mg.

De minerais, o cálcio com 17 a 23 mg para 100 gramas, e proporcionalmente o magnésio com 25 mg, fósforo com 23 mg, ferro com 0.3 mg, e potássio com 250 a 300 mg. Sobre as vitaminas, a vitamina C tem destaque com 10.1 mg em 100 gramas, dentre outras.

 

Propriedades Medicinais da Atemoia

cha da folha da atemoia serve para que

As propriedades de maior importância medicinais da fruta foram apontadas nos estudos da FEA, Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp.

É um alimento funcional, antioxidante, substância anticancerígena em casca, e é antimicrobiana eficiente contra Escherichia coli, Bacillus cereus, e Staphylococcus aureus.

Os estudos feitos estabeleceram que a atemoia tem quantidades relevantes dos compostos fenólicos, de exemplo a epicatequeina, sem contar minerais, vitamina E e ácidos graxos, e que o consumo da fruta com 300 gramas oferece 20% de potássio, e 50% de cobre da exigência diária do corpo humano.

Pela casca da fruta foram percebidos compostos de ação anticancerígena poderosa e, são ricas nos ácidos graxos as sementes de atemoia, que auxiliam em equilibrar colesterol.

Eles diminuem o colesterol ruim, sem mudar o bom, e terminam a prevenir determinadas enfermidades cardiovasculares.

 

Benefícios da Atemoia

A atemoia regula a pressão, sua riqueza no potássio se mostra benefício a equilibrar pressão arterial.

E auxilia em recuperar dos resfriados e gripes. É rica na vitamina C e compostos que têm ação antiinflamatória, sendo eficaz em recuperar estados anêmicos, gripais, de cicatrização em pele e inclinação para infecção.

A fruta é rica nas fibras, seu conteúdo nas fibras auxilia o corpo a diminuir açúcares e as gorduras de modo a equilibrar absorção de nutrientes de maior importância e diminuindo níveis da glicose e do colesterol.

A atemoia é fonte de energia, pois em cada porção de 250 gramas da fruta há 243 calorias o que a transforma em fonte importante energética, no entanto, que também é apontado consumo moderado.

 

Vídeo | Uma das melhores frutas do mundo!

https://youtu.be/4URJ_5ZgyVg

 

Consumo da Atemoia

É indicado comer esta fruta in natura, a ingestão da polpa in natura é a mais indicada, já que desta forma são preservados os nutrientes todos.

E também há opção de transformá-la no sorvete ou suco, sem perder sabor, no entanto com degradação relevante da vitamina C que oferece.

Mais uma indicação é utilizar sementes e casca. Se usadas devidamente, não são prejudiciais para saúde.

A casca de atemoia pode ser utilizada a preparar compota, geléia ou doce, ao aproveitamento alimentar dos seus minerais e fibras, e as sementes que são ricas nos ácidos graxos essenciais, podem ter incorporação na salada de fruta, iogurte.

 

Leia também:

Conheça os Benefícios da Fruta Condessa

Tabletes Mastigáveis para Emagrecer Realmente Funcionam?

Deixe um comentário