Saúde em Geral

Mangaba Brava Serve para Emagrecer? Veja Alguns Benefícios

Hancornia speciosa, mais popular como mangaba, se caracteriza fruta típica de cerrado do Brasil e bastante encontrada no litoral do Nordeste.

A mangabeira se mostra bastante resistente no terreno árido e com escassez de nutrientes, possui na média de 5 metros, porém, pode atingir 10 metros em relação à altura.

De formato tortuoso, tem casca áspera, e oferece boa área de sombra em fases que floresce isso entre os meses de agosto e de novembro.

O fruto se resume arredondado e pequeno e possui similaridade com pêssego, tendo polpa branca cremosa, leitosa e levemente ácida com achatadas sementes dentro da polpa, bastante saborosa.

Mesmo não havendo ainda vários estudos acerca dos benefícios da mangaba, determinadas comprovações científicas foram já apontadas sobre as propriedades dela, oferecendo ainda mais créditos para crença popular acerca de benefícios da mangaba, do tronco de árvore, e folhas.

 

Propriedades e Benefícios da Mangaba

leite de mangaba cancer

A mangaba tem várias vitaminas. Entre elas é possível citar vitamina B1, B2, A, C, sem contar fósforo, ferro, proteínas, cálcio, fibras.

O valor energético a cada 100 gramas é em torno de 43 calorias.

Mesmo que a ciência ainda não tenha feito confirmação de vários dos benefícios deste alimento, alguns estudos já indicaram os benefícios na seqüência, sem contar o conhecimento popular.

Trata-se de remédio natural para hipertensão. O estudo promissor realizado em UFMG usando folhas de mangabeira nos camundongos hipertensos apontou que a fruta possui efeito bem mais forte que medicamentos tradicionais à hipertensão, sendo exemplo o captopril.

O chá possui efeito vasodilatador e age nas enzimas causadoras de hipertensão.

O chá da folha da fruta diminui dores de cólica menstrual e pode ser usado para problema de pele, sendo exemplo a mancha escura que surgem na gestação, com lavagem da região usando o chá.

 

Para diabetes e alto colesterol

E tem-se ainda que o chá ajuda em controlar diabetes e alto colesterol.

Aos problemas com intestino preso, sementes possuem poder laxativo, sem contar a mangaba apresentar fibras.

Como fonte de vitamina C e ferro, a fruta auxilia no fortalecimento de sistema imunológico, diminuindo risco de ter enfermidades.

As cascas possuem influência enorme nas enfermidades hepáticas, como obstruções de baço e fígado, e icterícia.

O leite com extração de polpa verde se mostra popular pelo tratamento de herpes, úlceras, tuberculose. A indicação é fazer mistura do leite e água, e então ferver.

Trata-se de excelente remédio caseiro à doença pulmonar, pois é popular por soltar muco de pulmão.

O leite da mangaba é usado de modo popular ao tratamento de osteoporose e em recuperar das fraturas.

 

Mangabeira no tratamento de diabetes, colesterol e hipertensão

 

Contraindicações

É essencial salientar que a fruta não deve ser consumida verde. A colheita da mangaba geralmente é realizada quando esta cai do pé, portanto, há garantia que a mangaba está inteiramente madura, já que se verde a mesma é repleta do leite tóxico que pode gerar danos graves para saúde.

Anteriormente ao começo da utilização de todo remédio natural, buscar orientação do médico é essencial, assim como se houver qualquer sintoma ou dúvida sobre a própria saúde.

 

Leia também:

Neem Indiano Serve para Diabetes? 

Hibisco Tira Vontade de Comer Doce? 

Para que Serve a Fruta Araticum (Marolo) 

Deixe uma Nota para Este Artigo!

Avaliação média: 4.6
Total de Votos: 72

Mangaba Brava Serve para Emagrecer? Veja Alguns Benefícios

Deixe um comentário