Dores e Sintomas

O que Pode Causar Lesão no Menisco, Sintomas e Tratamentos Caseiros

A dor no joelho está dentre os sintomas da lesão em menisco, dor no joelho ao caminhar, descer e subir escadas.

A dor tem localização em parte da frente do joelho, com possibilidade de alcançar a parte mais lateral, no caso de a lesão ser de menisco lateral, ou em região mais interior em relação ao joelho, se representar lesão de menisco medial.

O tratamento a recuperar o menisco pode acontecer por meio da cirurgia ortopédica, e depois a fisioterapia.

No começo do tratamento com fisioterapia, a pessoa deverá repousar, a evitar movimentar a perna, usando o gelo para reduzir dor.

Depois de alguns dias vai poder caminhar contando com ajuda da joelheira e muletas. Lentamente, com fisioterapia, a pessoa vai poder retornar para vida rotineira naturalmente.

quem tem lesão no menisco pode fazer caminhada?

O menisco se caracteriza estrutura da cartilagem com presença em joelho que funciona a proteger os joelhos na ocasião de haver impacto ou em pancada de forma direta em joelho ou perna, como exemplo.

Tal cartilagem se mostra bastante propensa para lesões nos indivíduos com peso excessivo, atletas, pessoas com artrose, artrite, ou mais condição afetando a articulação de joelhos.

 

Causas para Lesão de menisco

As lesões de menisco geralmente aparecem por causa da pancada intensa no joelho, como ocorre nos muitos tipos de esporte, como basquete, futebol, tênis.

Porém, há determinadas situações da rotina que podem ainda lesionar menisco, de exemplo:

  • fazer agachamento bastante fundo
  • virar rapidamente o corpo sobre perna
  • prender o pé ao caminhar
  • levantar bastante peso ao usar as pernas

A cartilagem de menisco, com a idade, vai ficando mais fraca por causa da utilização constante e redução de circulação do sangue ao lugar, o que pode gerar lesão de modo mais fácil depois dos 65 anos de idade, mesmo na descida ou subida das escadas, como exemplo.

Normalmente, a ruptura de menisco lateral tem associação com rompimento de ligamento cruzado anterior, e a ruptura de menisco medial tem associação com composição de cisto de Baker.

A lesão em menisco lateral se caracteriza mais comum no movimento brusco, como ocorre em jogo de futebol, e em menisco medial, a lesão tem formação pelos movimentos repetitivos, e a lesão inicia em parte posterior em relação ao menisco e pode sarar espontaneamente, sem particular tratamento.

 

Sintomas da Lesão em Menisco

O sintoma principal da lesão em menisco se caracteriza dor em região anterior e, ou lateral de joelho, que agrava ou dificulta descer e subir as escadas.

A dor se mostra localizada e pode agravar no decorrer dos dias, e pode tornar difícil mesmo a caminhada. E, existe inchaço de região que dói.

O ortopedista vai poder pedir raio-X a avaliar joelho, no entanto, o ideal exame ao diagnóstico da lesão em menisco é ressonância magnética.

O fisioterapeuta vai poder apontar a lesão em menisco por meio dos testes da provocação da dor particulares feitos em consultório.

Algumas opções para tratar que podem ter indicação à recuperação de menisco, por exemplo, é dobrar e esticar perna, ao passo que estiver deitado de barriga apontada para cima, com 3 séries de 60 vezes.

E a sustentação do peso do corpo, a apoiar de forma suave o peso do corpo em perna afetada, com ajuda das muletas.

 

Vídeo | Veja como tratar a lesão

https://youtu.be/gotd37fP0kk

 

Veja também:

Deixe uma Nota para Este Artigo!

Avaliação média: 4.51
Total de Votos: 82

O que Pode Causar Lesão no Menisco, Sintomas e Tratamentos Caseiros

Deixe um comentário