Pular para o conteúdo

Inteligência artificial como usá-la a nosso favor?

Inteligência artificial

A inteligência artificial é um conceito que, dentro da ciência da computação, simula a inteligência e o comportamento do ser humano dentro das máquinas. 

Sua maior vantagem é o aumento da produtividade e a melhoria dos processos das empresas.

Ela vem despertando o interesse das companhias de diversos segmentos por conta das facilidades que traz, tanto é que o número de pesquisas sobre o assunto no Google cresceu 4 vezes nos últimos anos.

Pode ser aplicada em várias situações, desde o atendimento ao cliente até processos mais complexos, como as linhas de produção das fábricas.

Investir em tecnologia se tornou uma necessidade para qualquer negócio que queira crescer. É justamente por isso que, hoje em dia, é praticamente impossível ter um negócio de destaque sem o auxílio de alguma ferramenta tecnológica.

Mesmo que seja apenas um computador ou um sistema voltado para o fluxo de caixa, investir em recursos tecnológicos é primordial. A inteligência artificial oferece muitas facilidades e é sobre isso que vamos falar aqui.

Você vai entender seu conceito, como pode ser aplicada nas empresas, os benefícios trazidos por ela e quais são os principais tipos.

O que é inteligência artificial

Inteligência artificial nada mais é do que um recurso que simula o comportamento e a inteligência do ser humano, por meio das máquinas. Seu objetivo é executar atividades humanas de diferentes tipos, sem a interferência de uma pessoa.

Atualmente, é possível aplicá-la até mesmo para dirigir um carro, sendo este tipo de atividade um dos mais complexos que existem. Entretanto, também pode ser usada para outras finalidades, como no caso do atendimento ao cliente.

Uma empresa de manutenção de aeronaves pode usar a inteligência artificial em seus processos internos de várias maneiras, e em nosso dia a dia, está presente em vários momentos, como durante o uso das plataformas de streaming.

Tipos de inteligência artificial

A inteligência artificial possui diferentes tipos e eles dependem da maneira como a máquina se compara aos seres humanos em relação ao desempenho e versatilidade. Entre eles estão:

Superinteligência artificial

A superinteligência artificial marca o auge das pesquisas sobre essa tecnologia e possui uma memória muito maior, além de capacidade de processamento e análise de dados mais rápida, melhorando as tomadas de decisão.

Ela replica a inteligência multifacetada dos seres humanos e trabalha em um cenário extremamente singular. Só que mesmo parecendo muito positivo ter máquinas poderosas à disposição, neste nível, inteligência artificial pode ameaçar a existência humana.

Inteligência geral artificial

A inteligência geral artificial (AGI) consegue aprender, compreender, funcionar e perceber tudo ao seu redor, assim como seres humanos. Pode operar até mesmo um bisturi eletrônico wem, além de construir competência se formar conexões entre domínios.

Em linhas gerais, esse tipo consegue tornar os sistemas de inteligência artificial tão capazes quanto os seres humanos e replicar suas capacidades funcionais.

Inteligência artificial estreita (ANI)

Esse tipo representa toda a inteligência artificial que já existe, incluindo a mais complexa criada até o momento. Se refere a sistemas que só realizam uma tarefa específica de maneira autônoma, por meio de recursos semelhantes aos humanos.

Em outras palavras, não faz nada além daquilo para o qual foi programada, sendo mais limitada e com competências estreitas.

Autoconsciente

Esse tipo de inteligência artificial só é capaz de compreender e despertar emoções naqueles com quem estabelece uma interação. Também possui necessidades, crenças e desejos próprios.

O desenvolvimento da autoconsciência pode impulsionar o progresso da civilização, entretanto, alguns acreditam que isso possa trazer muitos problemas, como o domínio das máquinas.

A partir do momento em que é autoconsciente, é capaz de gerar ideias de autopreservação que podem significar o fim da humanidade, uma vez que é capaz de superar o intelecto dos seres humanos.

Teoria da mente

Uma empresa de eliminador de gotas torre de resfriamento pode investir nesse tipo que será capaz de compreender os seres com quem interage, decifrar suas necessidades, pensamentos, crenças e emoções.

A inteligência artificial é uma indústria em pleno desenvolvimento e desperta o interesse de muitos pesquisadores da ciência da computação.

Só que para entender as necessidades humanas, as máquinas precisam perceber as pessoas como indivíduos com mentes moldadas por vários setores.

Memória limitada

Máquinas com memórias limitadas são puramente reativas e capazes de aprender com históricos para tomar decisões. A maioria dos aplicativos que usamos se enquadra nessa categoria.

Os sistemas são treinados por volumes de dados de treinamento que são armazenados na memória e ajudam a resolver problemas futuros.

Máquinas reativas

As máquinas reativas possuem capacidade limitada, e mesmo imitando a capacidade da mente humana de responder estímulos, não se baseiam em memórias.

Se uma empresa de outsourcing de impressão utilizar este recurso, vai contar com uma tecnologia que responde automaticamente a um conjunto limitado ou combinações de entradas.

Como aplicar a inteligência artificial

Geralmente, a inteligência artificial é usada para otimizar o atendimento ao cliente, tendo em vista que o consumidor moderno deseja ter experiências positivas com as empresas.

Para atender a essa necessidade, é fundamental que o atendimento seja rápido e personalizado e o melhor caminho para isso é a tecnologia. 

Dentre os benefícios trazidos por ela para este setor estão:

  • Personalização da comunicação;
  • Redução do tempo de atendimento;
  • Atendimento eficiente;
  • Informações e respostas rápidas.

Para aproveitar todos esses benefícios, as organizações investem em chatbots que estão disponíveis para qualquer negócio que queira implementar a transformação digital e oferecer soluções atuais e alinhadas.

Consequentemente, o negócio oferece uma experiência mais completa para os consumidores. Trata-se de um sistema de conversação escrita ou oral, que eu corri por meio de plataformas de mensagens e chats.

Por exemplo, uma empresa de sistema monitoramento CFTV pode usar o chatbot nas redes sociais, como no caso do Messenger e do WhatsApp. Ele analisa as informações oferecidas pelo usuário e prossegue com o atendimento para resolver as questões.

Esse sistema de comunicação funciona por chat e recorre à tecnologia como um robô. Mas, ao contrário do que a maioria acredita, seu objetivo é tornar a experiência o mais natural possível, ou seja, o indivíduo tem a impressão de que está falando com uma pessoa.

Isso acontece por meio do processamento de linguagem natural, que processa as mensagens recebidas e reconhece padrões, possibilitando uma boa resposta.

O machine learning, por sua vez, identifica as respostas mais satisfatórias e aprende com as interações.

Benefícios da inteligência artificial

A inteligência artificial traz inúmeros benefícios para as empresas, e dentre os que mais se destacam estão:

Mais agilidade

O primeiro benefício é o aumento da agilidade em diferentes áreas do negócio, pois por meio de algoritmos automatizados, a organização descarta esforços manuais.

Assim, um fabricante de elevador para escada pode construir uma conexão mais coesa entre seus setores, além de trazer soluções ágeis e inteligentes para seus processos internos.

Redução de custos

A inteligência artificial é capaz de reduzir erros e aumentar a produtividade da organização, por conta disso, as empresas que investem nessa ferramenta conseguem eliminar custos operacionais.

Um exemplo disso são aquelas que atuam com logística e transporte e que em breve poderão conduzir suas frotas de caminhões, sem a necessidade de contratar motoristas.

Como consequência, o fornecedor de um coworking perto de mim pode entregar as mercadorias de maneira ininterrupta, reduzindo ainda mais seus prazos.

Mais eficiência

Processar uma grande quantidade de dados pode ser difícil para qualquer pessoa, mas por meio da inteligência artificial, é possível desenvolver algoritmos sustentados pelo Big Data, trazendo insights sobre diversas informações.

Consequentemente, diminui-se o risco de fadiga operacional, além de evitar problemas de manutenção. A capacidade em processar dados define como automatizar as tarefas, principalmente aquelas consideradas repetitivas.

Mais segurança

Existem ferramentas que fazem o reconhecimento facial ou por voz e podem ser aplicadas em diversos setores, além de estar presentes em aparelhos eletrônicos que usamos no dia a dia.

Os avanços tecnológicos permitem que rostos disfarçados sejam reconhecidos, mesmo se o indivíduo estiver usando óculos escuros, chapéu, lenço ou qualquer outro tipo de disfarce.

Uma oficina mecânica a domicilio pode avaliar a transcrição de uma conversa, o que mostra o aumento da segurança e seu aprimoramento por meio da inteligência artificial.

Considerações finais

Estima-se que a inteligência artificial esteja presente em todos os segmentos de negócios em pouco tempo. É uma forma de potencializar o surgimento de novos formatos de empresas, muito mais competitivas e inovadoras.

Os profissionais, por sua vez, são capazes de planejar e elaborar iniciativas que fomentem o aprendizado de máquina.

Além de melhorar as atividades internas, a tecnologia em questão melhora o dia a dia dos colaboradores e traz impactos positivos para os clientes.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.