Pular para o conteúdo

Inovação e criatividade para transformação social

    Inovação e criatividade

    O mundo de modo geral vem enfrentando desafios intensos, como consequência direta da desigualdade, conflitos armados, desastres naturais e demais oscilações que expõe os indivíduos à vulnerabilidade. Com inovação e criatividade pode-se modificar o cenário.

    Anúncio


    A transformação social é um conceito que surge com a finalidade de promover a sensação de bem-estar e qualidade de vida na população, principalmente para pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade.

    As iniciativas começam majoritariamente com organizações sem fins lucrativos, através de ações sociais, entretanto, cabe enfatizar que a transformação social pode acontecer com iniciativas de empresas e da própria sociedade civil.

    Anúncio


    Aspectos como diversidade e acessibilidade estão contemplados na pauta de transformação social. Por esse motivo, foram desenvolvidas soluções como a carteira de habilitação especial hérnia de disco para tornar os ambientes mais abrangentes.

    Ao analisar o dinamismo na sociedade, é possível notar demasiada discrepância no ordenamento das relações e situações de convivência pública. 

    Esse cenário acontece devido a ausência de oportunidades para indivíduos que se encontram em situação de vulnerabilidade, tornando a sociedade propriamente dita, com características desiguais.

    Por isso, a transformação social reúne uma série de iniciativas para modificar a sociedade, englobando nesse sentido o comportamento dos indivíduos, discussões sobre acessibilidade e diversidade e a relação com o meio ambiente.

    Anúncio


    O que é a transformação social?

    Entende-se por transformação social, as iniciativas tomadas pelos stakeholders do sistema internacional com o intuito de tornar a convivência em sociedade democratizada, de modo que essa contribua para a sensação de bem-estar e qualidade de vida.

    Em outras palavras, isso quer dizer que a transformação social consiste em medidas tomadas por organizações sem fins lucrativos, empresas, órgãos governamentais e mesmo indivíduos, nas pautas de meio ambiente, diversidade, cultura e acessibilidade.

    Para o proprietário de uma fábrica de boroscopia industrial, é essencial que a empresa esteja alinhada com as iniciativas sociais, pois auxilia a reforçar a missão, visão e valores e ainda contribui para o ganho de benefícios fiscais.

    Conhecendo a discrepância no relacionamento entre as pessoas, os especialistas fazem o apelo para que os principais agentes da sociedade civil analisem o comportamento e discurso, considerando a existência de realidades distintas.

    Atrelado a isso, pode-se notar os impactos que desastres naturais, conflitos diretos e indiretos, crises econômicas e políticas e ainda pandemias surtem na realidade das pessoas.

    Sendo assim, é necessário que pessoas em situação de vulnerabilidade contem com apoio da sociedade, cenário que inclusive vai ao encontro do discurso feito pela Organização das Nações Unidas e que foi assinado por muitos países.

    Não necessariamente a transformação social deve impactar fortemente no cotidiano das pessoas, mas de maneira espontânea, deve promover elementos básicos como a cidadania, saúde e segurança.

    Sabendo disso, ações como a elaboração de um curso de pá carregadeira online são o suficiente para reforçar o compromisso com os direitos humanos e resgatar o senso de humanidade, tanto para quem recebe quanto para quem ajuda.

    Cabe destacar que a transformação na sociedade civil acontece em todas as situações que exigem mudanças no ordenamento do cotidiano dos indivíduos, como:

    • Rotina de trabalho;
    • Estrutura familiar;
    • Comportamento de consumo;
    • Relação com a natureza.

    Esses são alguns dos cenários em que podem ser observadas as transformações, mas nem sempre as alterações de comportamento são estabelecidas de forma vantajosa, porque acabam se afastando dos preceitos de bem-estar e qualidade de vida.

    Com isso, as iniciativas no escopo da transformação social podem se dar por intermédio de diferentes contextos, desde que o apelo seja para contribuir positivamente na vida dos indivíduos.

    Trabalho Voluntário 

    Caracteriza-se por trabalho voluntário o cenário onde o sujeito assume uma responsabilidade juntamente com organizações sem fins lucrativos ou agentes comunitários para promover o bem-estar de pessoas em situação de vulnerabilidade.

    A principal motivação do trabalho voluntário é ajudar o próximo, incluindo ações positivas que somam no sentido de diversidade, acessibilidade e democracia. 

    No cenário brasileiro estão disponíveis diversos nichos para receberem ações voluntárias, como em lares para idosos, comunidades, orfanatos, canis e ruas. As opções conseguem atender propósitos distintos.

    Se engana quem acredita que o trabalho voluntário envolve atividades complexas, como visto no dia a dia dos agentes pró-sociedade, tarefas simples como a confecção de urna para sorteio personalizada ajudam o cotidiano nos programas de voluntariado.

    Campanhas de arrecadação e doação

    As boas ações são iniciativas voltadas para a promoção do bem, sendo um modo de transformação social combinados com empatia e respeito ao senso de humanidade.

    Dado o cenário mundial, repleto de desigualdades, entende-se que muitas pessoas precisam de ajuda para administrar problemas como a fome, frio, sede e entre outros que acontecem como resultado da ausência de oportunidades.

    No mundo corporativo, algumas empresas optam por elaborar campanhas para ajudar comunidades próximas com atitudes diversas. É importante frisar que tais ações ajudam também na esfera do chamado marketing social.

    Transformação por influência

    Estão contemplados no cenário da transformação social os atos de influência, sejam estes diretos ou indiretos. Podem ser vistos na convivência presencial ou mesmo a partir da internet e redes sociais.

    Para o gestor de uma empresa especializada em transferência de veículo de outra cidade, influenciar e mobilizar pessoas é um dos mais importantes atos de transformação social, pois atinge o comportamento humano.

    Aliás, os estudos na área de psicologia e sociologia que são responsáveis por analisar o comportamento humano, indicam que estar cercado de pessoas com boas intenções gera a influência indireta nos indivíduos, do mesmo modo que acontece o contrário.

    Assim, a transformação social por influência deve acontecer com pequenos gestos que refletem no senso de humanidade, como a distribuição de placas de homenagem ao professor ou palavras de incentivo.

    Transformação social no mundo corporativo

    O contexto social é repleto de desafios, afinal, trata-se de um ambiente repleto de pessoas com realidades distintas e costumes culturais. O trabalho do departamento de gestão de pessoas, é justamente mitigar as diferenças e gerar sinergia.

    Entretanto, não é exclusividade do departamento do RH promover o bom convívio entre indivíduos, tendo em vista que a responsabilidade da área em pauta é conferir mecanismos para os colaboradores.

    Isso significa que cabe aos funcionários assumirem o compromisso de boa convivência, seja em multinacionais ou mesmo em pequenas lojas focadas na entrega de encomendas rápidas.

    Na prática, a transformação social no meio corporativo exige o desenvolvimento de competências como inovação e criatividade. 

    Tais competências afetam diretamente as relações interpessoais e ainda a capacidade de resolver problemas e atender prazos. Esses acontecimentos são fundamentais para o andamento de processos internos e o relacionamento com clientes e parceiros.

    Em específico no Brasil, as competências em pauta são essenciais, já que as empresas em suma, categorizam-se como PMEs (pequenas e médias empresas), tendo sua criação a partir do espírito empreendedor.

    Portanto, atividades voltadas para promover o convívio descomplicado são cruciais, porém alguns pontos de atenção devem ser trabalhados.

    Corporativismo e Meio Ambiente

    A sustentabilidade é um tema que vem recebendo notoriedade a nível mundial, como resultado das observações feitas pela Organização das Nações Unidas (ONU) e demais agentes atuantes na causa.

    Se antes era comum ver as organizações se afastando da problemática, atualmente o cenário é o contrário. Um bom exemplo disso, são novos cargos e funções sendo criados para tratar com maior cuidado a pauta.

    É imprescindível que as companhias elaborem procedimentos favoráveis ao meio ambiente, como a implementação da coleta seletiva, treinamentos para conscientização de funcionários e alterações no processo produtivo.

    Sendo assim, as competências de inovação e criatividade são cruciais no escopo de fabricantes de condimentos árabes, isto é, no contexto corporativo como um todo, com a finalidade de contribuir para o comportamento humano.

    Diversidade racial e equidade de gênero

    As relações interpessoais nem sempre acontecem de maneira fluída, afinal, refere-se ao relacionamento entre sujeitos com costumes e culturas distintas. 

    Indo ao encontro das afirmações feitas pelo estudioso e sociólogo Émile Durkheim, pode-se considerar que o homem é influenciado por características de sua familiaridade, abarcando neste sentido, gênero, raça, sexualidade e condições financeiras.

    É válido destacar que divergências de realidade são essenciais no contexto corporativo, pois são justamente estas que viabilizam a inclusão de perspectivas assertivas para a resolução de problemas internos e externos.

    Logo, é preciso que as empresas contem com a discussão das pautas de diversidade racial e de gênero, dispondo de inovação e criatividade para conferir mecanismos aos funcionários a terem comportamentos acessíveis e democratizados.

    Vislumbrando agregar no marketing social, que é replicado por empresas líderes de mercado, as organizações podem ainda assumir o compromisso público com organizações sem fins lucrativos sobre o tema.

    Considerações finais

    A coexistência entre diferentes povos exige competências como a empatia, no entanto, é preciso fomentar o bom convívio através da transformação da sociedade civil, ou seja, promover práticas benéficas nas pessoas.

    Contudo, as iniciativas empresariais no que tange à transformação social devem vir acompanhadas de inovação e criatividade, para propor soluções no contexto endógeno e exógeno.

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

    Anúncio


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *