Pular para o conteúdo

Google Meu Negócio para sua estratégia de Marketing

Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é uma ferramenta oferecida pelo Google e que ajuda os negócios locais a atraírem clientes e conseguir boas oportunidades de vendas.

Atualmente, uma das principais preocupações do empreendedor é atrair público para o estabelecimento, e utilizar essa ferramenta é indispensável, tendo em vista que os consumidores estão constantemente conectados.

Mais do que isso, eles procuram informações sobre empresas e pessoas na internet, e por meio do Google Meu Negócio, encontram informações sobre negócios locais e que atendam suas necessidades.

Existem muitas ferramentas de marketing digital que podem ser trabalhadas pelas pequenas empresas, como a criação de um site institucional, publicar conteúdos relevantes no blog, estar presente nas redes sociais e fazer campanhas nas plataformas.

No entanto, o foco principal desses estabelecimentos continua sendo a região onde atendem, e nada melhor do que facilitar a vida dos clientes e potenciais clientes. É justamente para isso que serve essa plataforma inteligente do Google.

Mas, antes de criar o perfil da sua empresa, é preciso saber mais sobre o tema. Neste artigo, você vai entender o conceito de Google Meu Negócio, conhecer seus benefícios, sua importância para as estratégias de marketing e como utilizá-lo para destacar a empresa.

Para que serve o Google Meu Negócio?

O Google Meu Negócio é um recurso usado pelas empresas para cadastrar informações sobre elas, de modo a facilitar que os clientes as encontrem com facilidade na internet.

É por meio dessa ferramenta que o Google Maps aponta empreendimentos que estejam próximos à localização do usuário. Portanto, para que o seu negócio apareça no Google Maps, é necessário ter um perfil no Google Meu Negócio.

Quando o usuário procura alguma informação, como empresa demanutenção de persianas, encontra uma lista de opções no índice do Google de estabelecimentos que realizam esse serviço ou que estejam próximos de sua localização.

Para entender melhor, criar um perfil nessa ferramenta é como se a empresa preenchesse uma ficha, onde inclui informações, como:

  • Telefone;
  • Endereço;
  • Horário de funcionamento;
  • Fotos.

Outros dados também podem ser preenchidos, como horário de pico, principais dúvidas, avaliações e comentários dos clientes e até mesmo eventos que o estabelecimento realiza.

Para as empresas que também vendem na internet, criar um perfil nessa plataforma é fundamental, pois ajuda a melhorar o posicionamento do e-commerce no Google, uma forma de atrair mais visitantes e aumentar as vendas.

Benefícios do Google Meu Negócio

Criar um perfil nessa ferramenta traz muitas vantagens para a empresa. Uma delas é a possibilidade de tornar a marca mais conhecida. Mas, para isso, é fundamental que o perfil esteja completo e otimizado.

Se alguém pesquisar por limpeza de ar condicionado central, o Google vai priorizar os perfis mais completos, portanto, esses negócios serão mais divulgados.

Outra vantagem é que ele atrai mais pessoas para o endereço físico da organização e para o seu site institucional. As informações contidas no perfil e as avaliações de outros clientes aumentam o interesse do público em visitar o site e a loja.

Mais do que trazer visibilidade para a marca, uma ficha bem detalhada, com fotos e boas avaliações, também melhora a reputação da companhia e, consequentemente, as pessoas se sentirão mais seguras para comprar.

Importância para as estratégias de marketing

O Google Meu Negócio é fundamental para as estratégias de marketing por diversas razões. Em primeiro lugar, ele aproxima os clientes, e uma das prioridades do marketing digital é criar um relacionamento próximo entre a marca e os consumidores.

Isso ajuda a aumentar as taxas de conversão e fidelizar consumidores, tendo em vista que as pessoas podem fazer perguntas e deixar comentários sobre os produtos e serviços oferecidos.

A empresa, por sua vez, pode responder essas interações e melhorar ainda mais sua presença e seu alcance. Aliás, hoje em dia, é extremamente importante ter presença sólida na web, tanto para negócios físicos quanto digitais.

Os consumidores vão procurar informações sobre reforma gesso teto e outros assuntos no Google e, por meio desse cadastro, podem conhecer um pouco mais sobre a reputação do negócio e suas soluções.

Se o seu empreendimento aparecer entre os primeiros resultados de pesquisa, terá mais credibilidade perante o público e vai receber mais contatos, tanto por telefone quanto presencial, ou até mesmo no site.

As estratégias digitais também procuram manter o público sempre bem informado, e essa ferramenta fornece todas as informações necessárias para os clientes e potenciais clientes, o que ajuda a gerar leads e aumentar as vendas.

Isso é importante porque, hoje em dia, qualidade e preço são essenciais, mas a transparência do negócio é fundamental.

Uma das funções mais interessantes do Google Meu Negócio é que os usuários podem publicar fotos do local e fazer comentários, o que aumenta a credibilidade do estabelecimento.

Se um cliente gostou dos serviços prestados por uma empresa de terceirização de copeira, vai compartilhar sua satisfação no Google Meu Negócio. Isso ajuda as estratégias de marketing a levar a marca para mais pessoas e torná-la mais conhecida.

Ele também colabora com a obtenção de dados sobre clientes, pois a marca descobre como os usuários pesquisam sobre ela, quantas pessoas fizeram contato, quem solicitou a rota pelo mapa e de onde essas pessoas são.

Ademais, é possível saber como está o desempenho das campanhas criadas no Google Ads. Por fim, todas as informações serão incluídas no Google Maps, porque isso otimiza os investimentos em outras estratégias de marketing digital.

Por exemplo, a organização não precisa criar tantos anúncios para divulgar seu site e automaticamente as informações sobre o negócio dentro dele, como o endereço. Toda a economia feita pode ser direcionada para ações mais assertivas.

Como usar o Google Meu Negócio?

Para aproveitar todos os benefícios dessa ferramenta, um fabricante de nicho de banheiro com moldura precisa saber utilizá-la do jeito certo. Algumas dicas para fazer isso, são:

1. Atualizar o perfil frequentemente

Não basta apenas criar um perfil na plataforma, na verdade, assim como outros canais usados pela marca, a exemplo do site, blog e redes sociais, o Google Meu Negócio também precisa ser atualizado frequentemente.

Essas atualizações são ainda mais importantes se houver algum tipo de mudança, como endereço, horário de funcionamento, telefone, entre outros.

Para evitar que um cliente ou potencial cliente tenha dificuldades para encontrar o estabelecimento, mantenha todos os dados atualizados e inclua novidades que podem melhorar ainda mais a experiência dos usuários.

2. Adicionar imagens e recursos

As pessoas gostam de pesquisar sobre determinado estabelecimento e ver fotos do local. Por isso, é muito importante postar fotografias do negócio para que os usuários possam dimensionar o que ele tem a oferecer.

Uma marca debotox natural para o rosto tem a opção de incluir fotografias temporárias, que ficam disponíveis por 14 dias e aumentam ainda mais a conexão com o público que estava procurando por ela.

Essas postagens podem ser feitas em diferentes formatos, como no caso de artigos, vídeos, eventos, matérias, dentre outras possibilidades.

3. Incentivar as avaliações

Uma das melhores coisas para melhorar a imagem de uma empresa é conquistar a propaganda boca a boca e, no meio digital, ela também é possível.

O consumidor moderno deseja saber um pouco mais sobre a experiência de outros consumidores, antes de adquirir qualquer tipo de produto ou serviço.

Se alguém quer comprar, por exemplo, toldo para fachada, vai pesquisar avaliações antes de tomar uma decisão. As opiniões de outras pessoas são muito mais confiáveis e verdadeiras do que aquilo que a marca fala sobre ela mesma.

Nesse contexto, toda vez que receber um cliente novo ou antigo, estimule a pessoa a compartilhar sua experiência e deixar comentários em seu perfil no Google Meu Negócio.

Além de conquistar uma avaliação, é uma forma de poder interagir com as pessoas e, caso receba um feedback negativo, esta é a oportunidade perfeita de mostrar que o negócio está disposto a ouvir e a melhorar.

4. Possibilitar interações

Por fim, uma loja de móveis modulados escritório deve possibilitar que as pessoas interajam com ela, e uma das formas de fazer isso é por meio da opção “agendamentos”.

Ao habilitá-la no perfil, os clientes poderão agendar horários e fazer reservas, sem precisar entrar em contato por outros meios ou se dirigir até o estabelecimento, algo que incentiva a decisão de compra de maneira positiva.

Considerações finais

A internet trouxe muitas possibilidades para as empresas, mas as ferramentas mais inteligentes que existem atualmente são desenvolvidas pelo Google.

Tendo como objetivo melhorar cada vez mais a experiência de seus usuários, a plataforma criou recursos que beneficiam as empresas também.

O Google Meu Negócio é um exemplo disso e precisa fazer parte das estratégias de marketing do seu estabelecimento. Ele vai conquistar mais pessoas e atrair a atenção de consumidores que estão por perto.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.