Dores e Sintomas

Gastrite Nervosa | Sintomas, Causas e Remédio Caseiro (Veja se Tem Cura?)

Muitas pessoas percebem o incômodo ocasionado pela gastrite nervosa.

Gastrite se resume problema caracterizado pela inflamação que acontece pelas paredes estomacais, com divisão em gastrite aguda e gastrite crônica.

É importante ter atenção, pois a gastrite pode ser causada por muitas razões, sendo exemplo utilização constante dos remédios antiinflamatórios, aspirinas e antibióticos que podem causar irritação da mucosa do estômago, consumo de álcool excessivo, que reduz a barreira da mucosa estomacal.

 

Hábitos alimentares e a Gastrite Nervosa

gastrite nervosa tratamento

E hábitos alimentares precários, sendo exemplo as refeições tão rápidas ou jejum prolongado, gastrite autoimune, sem contar possível infecção por bactéria Heliobacter pylori.

Além desses fatores, aspectos psicológicos e emocionais, entre estes a elevação expressiva de estresse e ansiedade, ainda podem favorecer a formar lesões em mucosa gástrica, por causa de alterações em produção da secreção ácida.

Nessa situação, acontece desenvolvimento de gastrite nervosa, popular também de dispepsia funcional, e que mesmo não gerando inflamação estomacal como gastrite tradicional, a mesma promove também os sintomas idênticos.

O estômago é cheio das células secretoras do muco e essas fazem revestimento da superfície inteira do estômago.

Há 2 tipos de glândulas em mucosa do estômago que têm responsabilidade por liberar ácido clorídrico, glândulas pilóricas e glândulas oxínticas.

Esse sistema é composto pelos vários neurônios que se encontram de modo direto ligados com sistema nervoso central, e por essa razão, quando acontecem alterações enormes emocionais, há interferências em estimulação dessas glândulas secretoras do muco estomacal.

 

Leia também:

Dor nos Rins e Como Tratar as Dores

Remédio Caseiro para Dor de Ouvido

Tratamento Caseiro para Bursite no Ombro

 

Ligado a problemas emocionais

Em gastrite nervosa, existe estimulação de glândulas por causa dos problemas emocionais, e essas tornam maior a síntese do ácido, a acidificar de modo drástico a mucosa interna inteira estomacal e gerando danos enormes internos.

Com maiores índices da ansiedade, estresse e nervosismo, houve ainda um aumento expressivo dos pacientes apresentando gastrite nervosa.

Esse tipo da gastrite se caracteriza muito comum e o tratamento se mostra simples e realizado com alterações em hábitos alimentares, utilização dos remédios, sem contar um trabalho em controle emocional.

 

Tratamento de Gastrite Nervosa

gastrite nervosa remedio caseiro

Há dúvida muitas vezes, sobre como é o tratamento para gastrite nervosa.

O tratamento para gastrite nervosa é simples, com recomendação inicialmente da utilização dos remédios antiácidos a ajudar em diminuição de sintomas, entre os remédios o Pepsamar, ou remédios que auxiliem em reduzir produção da acidez estomacal, como remédios Pantoprazol ou Omeprazol.

 

Consulte primeiramente um médico!

É sempre essencial salientar que nunca se deve usar medicamentos sem a orientação do médico, já que esses podem agravar o problema se utilizados inadequadamente.

No geral, a utilização dos remédios é realizada apenas ao alívio de sintomas da gastrite nervosa, já que a sua utilização prolongada não se mostra indicada.

Deste modo, é fundamental que sejam usados recursos ao tratamento de aspectos emocionais e psicológicos envolvidos e que desencadeiam o problema.

Os tratamentos principais usados se caracterizam meditação, psicoterapia, prática do exercício físico que auxilia muito em reduzir quadros da ansiedade e estresse, e técnicas de relaxamento.

 

Principais sintomas

https://youtu.be/hNglL9ciRoU

 

Como aliviar a gastrite?

https://youtu.be/RaWZ8Szd2Fk

 

Considerações finais

Junto a essas técnicas, o paciente deve optar pela alimentação equilibrada e adequada a auxiliar em controlar sintomas, e em tratamento.

Deixe um comentário