Pular para o conteúdo

Entenda a importância do WhatsApp Business para o seu e-commerce

WhatsApp Business

Nos últimos anos, novos canais e plataformas de comunicação como o WhatsApp Business surgiram e se tornaram fundamentais para as estratégias de marketing de um negócio.

Até porque a empresa deve estar onde o seu público está e, por isso, é impossível ignorar o WhatsApp, que é o maior canal de comunicação do Brasil na atualidade.

O aplicativo se consolidou pela sua facilidade em contatar amigos, familiares, colegas de trabalho e até os clientes de uma empresa terceirizada de jardinagem, por exemplo.

Um perfil em redes sociais como no Instagram ou no Facebook já não são eficientes para ter uma relação mais próxima com os clientes em potencial de um negócio.

E, com esse grande aumento de empresas lidando com clientes pelo WhatsApp, a plataforma lançou a versão Business, que é voltada especialmente para negócios.

Algumas práticas no recurso ajudam e tornam mais fácil o gerenciamento da conta no aplicativo e a comunicação com uma grande quantidade de clientes.

Para tirar as dúvidas mais recorrentes, este artigo explicará o que é o WhatsApp Business, como ele funciona, seus benefícios principais e detalhará mais sobre a importância dele para um e-commerce.

O que é o Whatsapp Business?

O WhatsApp Business é uma ferramenta criada com o intuito de ajudar as empresas a oferecer um atendimento e uma experiência melhor ao cliente nesse canal.

Seja para a finalização da venda ou para tirar uma dúvida sobre os produtos e serviços de uma oficina mecânica 24h, tudo pode ser feito de maneira rápida e automatizada.

Essa ferramenta gratuita trabalha com a mesma interface da versão pessoal, por isso, se tornou uma opção ótima para empresas de todo tipo de segmento.

Ela não é exatamente uma novidade no mercado, pois existem versões empresariais de administração de outros aplicativos como o Instagram.

No entanto, é a plataforma ideal para empresas que desejam que o seu atendimento seja mais direto e menos trabalhoso para a equipe de atendentes.

Além de proporcionar uma melhor experiência de atendimento, o WhatsApp Business ajuda na prospecção, negociação e na conclusão de um negócio.

Ele é um recurso muito interessante para as equipes de marketing e de vendas das empresas restauração de fachadas, por exemplo.

Algumas funcionalidades desta versão a tornam ideal para responder clientes de maneira rápida e, ao mesmo tempo, estar próximo deles mesmo com mensagens automatizadas.

A parte analítica é outra vantagem do WhatsApp Business, pois as estatísticas e métricas de envio de mensagens ajudam no oferecimento de insights.

Isso melhora consideravelmente a abordagem na plataforma, além de deixar o trabalho ainda mais profissional do que ele já é. Por isso, essa versão do canal de comunicação é ideal para o negócio que precisa otimizar as estratégias de comunicação com o público.

Saiba como o WhatsApp Business funciona

Um dos pontos de maior relevância dessa versão para recursos do WhatsApp, ou seja, o WhatsApp Business, é como ele funciona.

Por trabalhar com a interface igual a da versão tradicional e pessoal, seu uso se torna totalmente simples, o que ajuda a evitar problemas que podem surgir na hora de fazer a gestão da conta.

No canal de comunicação, é possível fazer algumas adaptações na hora de criar o perfil focado no negócio, colocando nomes e demais detalhes como:

  • Endereço físico (se houver);
  • E-mail de contato;
  • Link para o e-commerce;
  • Descrição de produtos ou serviços.

Esses tipos de informações previamente destacadas podem ajudar muito a facilitar o contato entre a empresa e o cliente, ou potencial cliente.

A ideia é realmente passar uma experiência profissional ao usuário, para ele entender que está lidando com a visão da empresa.

Todo o funcionamento do app é diretamente pensado de acordo com as estratégias da empresa prestadora de serviço de valet terceirizadoou de qualquer outro segmento.

Conta com um extenso painel para o controle das estatísticas e dos indicadores de monitoramento de desempenho de envios e com o recurso se automação de mensagens, que facilita muito a comunicação.

A ideia dele é ajudar o negócio a não perder muito tempo respondendo consumidores, deixando os colaboradores mais livres para criar tarefas voltadas para o sucesso a longo prazo da estratégia.

Quais os benefícios do WhatsApp Business?

Muito mais do que oferecer recursos de otimização da rotina de trabalho, uma ferramenta como o WhatsApp Business é capaz de oferecer uma série de vantagens a um e-commerce. Alguns exemplos, são:

1. Reduz os custos operacionais

Essa ferramenta, além de ser gratuita e simples de usar, é eficiente, pois permite que a empresa conte com um canal de comunicação completo e sem pagar por isso.

Ou seja, possibilita uma experiência melhor ao usuário sem gastar com investimentos caros que ultrapassam o organizado da equipe de marketing.

Além de ajudar a melhorar a experiência do cliente, melhora a relação deles com a marca de higienização de colchões hotelaria aumentando as chances de fidelização.

Por isso, investir em um atendimento bom é de qualidade é o melhor e mais prático caminho para alcançar os objetivos do negócio.

Portanto, usar o WhatsApp Business no dia a dia do negócio é a melhor ideia para fazer com que a experiência do público ao de relacionar com a marca seja a melhor possível.

2. Reduz a taxa de churn

A demora no atendimento irrita qualquer tipo de pessoa, e não ter um meio de contato acessível pode ser um dos motivos dos clientes passarem a ter uma impressão negativa a respeito de uma empresa.

Quando se faz um investimento em uma plataforma usada pela maioria dos brasileiros, a mensagem que a marca passa é que ela se importa com o que o seu público prefere. E esse tipo de decisão reflete diretamente na diminuição da taxa de churn do negócio.

A taxa de churn é um tipo de métrica que ajuda a ter uma noção sobre o quanto o negócio perde de cliente ou receita.

3. Aumento na produtividade

Outra grande vantagem para a empresa de aluguel de caçamba de entulhoque usa o WhatsApp é a melhora na produtividade.

Alguns dos recursos que a versão profissional disponibiliza, como a automatização de mensagens, fazem com que a rotina de trabalho da equipe seja muito mais prática.

4. Fornece acesso às métricas do negócio

O WhatsApp Business ajuda o negócio a estar sempre aprimorando a experiência que oferece ao seu público dentro da plataforma.

Existe uma página que mostra as métricas sobre os envios de mensagens e ela deve ser sempre analisada, pois ajuda na criação de novas estratégias e de campanhas muito mais eficientes.

Por que o WhatsApp Business é importante?

A maioria das pessoas sabe que qualquer e-commerce de serviços de instalação de fogão Brastemp pode usar as redes sociais e outros sites para fechar negócios.

Mas, mesmo assim, o WhatsApp Business ainda é muito importante para atender às necessidades do público e melhorar as vendas.

Além disso, contar com a ajuda desta ferramenta no negócio é de grande importância para aumentar as chances de fidelização do cliente e obter o aumento de vendas de maneira contínua.

O grupo Sercom realizou uma pesquisa, em março de 2020, que mostrou que os clientes preferem muito mais serem atendidos por chats em e-mails ou no WhatsApp do que no telefone.

O WhatsApp Business, além de facilitar e muito o contato entre a empresa e o seu público com um atendimento mais rápido e muito mais eficaz, ajuda a manter uma boa relação com os clientes e na realização dos serviços de pós-venda.

Qualquer tipo de e-commerce pode escolher usar os serviços a seu favor, seja um de serviços de lavagem de tapetes residenciaisou de qualquer outro segmento.

A empresa que contar com a ajuda dessa ferramenta só tem a ganhar, pois a tendência é que ela cresça e se torne cada dia mais especial para todos os e-commerces do Brasil.

Considerações finais

Para qualquer empresa que esteja buscando por uma otimização do atendimento que oferece ao público, o WhatsApp Business é de longe a solução mais indicada.

Até porque, se o público-alvo do e-commerce está no Brasil, são muito pequenas as chances dele não possuir tal aplicativo instalado em seus smartphones.

Não há nada melhor do que ter uma empresa disponível nos mesmos canais de comunicação que o público geralmente usa. Afinal, isso torna a comunicação muito mais eficiente e simples.

Além de ajudar a aumentar as chances de fidelização de clientes pela boa experiência de atendimento que proporciona, ele pode ser usado para fechar mais negócios.

Seguindo boas práticas e entendendo bem como a plataforma funciona, é possível criar as melhores estratégias de fidelização e de aumento de vendas para o e-commerce.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.