Pular para o conteúdo

Efeitos positivos e negativos do uso do cartão de crédito

    cartão de crédito

    O cartão de crédito é, sem dúvidas, uma das melhores opções de pagamento para muitos usuários, tanto em suas compras em lojas físicas como também no ambiente online. Com ele as negociações ocorrem com muito mais facilidade e rapidez.

    Anúncio


    Porém, nem sempre ele se torna uma ferramenta propícia para um exame ECG convencional, cujo valor nem sempre é barato e, possivelmente, as parcelas tendem a se estender por um período muito longo.

    Do que se trata um cartão de crédito?

    O cartão de crédito é uma forma de realizar pagamento eletrônico, confeccionado em material plástico, que pode ou não possuir um chip, e em sua parte frontal discrimina o nome do portador, o número que o representa e também a data de validade.

    Anúncio


    Em seu verso existe um campo para a assinatura do cliente, um código de segurança e a tarja magnética, que é identificada quando o cartão é inserido na máquina, permitindo a sua leitura, comprovando se existe ou não valor suficiente disponível.

    Quando o pagamento da escola para criança de dois anos é efetuado por meio dele, automaticamente o usuário recebe uma via que comprova a quitação e o estabelecimento adquire outra, é comum a primeira ficar com o estabelecimento e a segunda com o cliente.

    Ele é uma forma de empréstimo com prazo de pagamento para a administradora de até 40 dias, e é disponibilizado por bancos e instituições financeiras. Ao ser solicitado, o correntista do banco recebe um limite de crédito para comprar bens e serviços.

    Nem sempre esse limite de crédito é concedido. Tudo depende da movimentação financeira, bem como do tempo que o cliente possui a sua conta bancária.

    Anúncio


    Leva-se também em consideração os casos de inadimplência do pagamento dos valores pendentes junto à administradora. Por isso, é necessário muito cuidado ao utilizá-lo para o conserto de tablet Samsung, por exemplo.

    Sendo barato ou não esse conserto, o pagamento pode ser realizado à vista ou na quantidade de parcelas concedida pela máquina, que também tem de estar em concordância com a administradora que o gerencia.

    O funcionamento do cartão de crédito

    Ele funciona para parcelar as compras e o usuário também pode participar de programas de relacionamento de acordo com a bandeira da instituição bancária ou financeira.

    O cartão de crédito, quando chega às mãos do cliente, já vem com a taxa de juros e com o limite de uso do dinheiro estabelecidos pelo banco e, essas taxas são normalmente padronizadas, porém o limite é baseado na renda financeira recebida.

    Como são definidos os juros?

    O cartão de crédito facilita muito ao se fazer compras. Bem diferente de antigamente, quando as pessoas precisavam andar com o dinheiro no bolso, muitas vezes limitado para as compras.

    Quando esse dinheiro não era suficiente eles possuíam um talão de cheque, principalmente se a compra do serviço decastração de cachorro era muito alta, por exemplo.

    Portanto, o pagamento desse serviço tinha de ser efetuado com o preenchimento de várias folhas desse talão de cheque, de acordo com o acordado entre a clínica e o proprietário do animal.

    A concessão do cartão de crédito melhorou imensamente a vida do consumidor, porém a taxa de juros é o maior obstáculo encontrado. Os juros são valores que as empresas fornecedoras do cartão cobram pelo dinheiro que o usuário pega emprestado.

    Por exemplo: quando uma compra de alto valor é realizada e o responsável pelo cartão não tem condição de pagá-la, ele faz um parcelamento da fatura, para que a sua renda dê conta desse valor.

    Quando isso é feito, a pessoa está solicitando um empréstimo bancário, porque o dinheiro que a pessoa deveria dar ao banco por ele ter pago a sua compra não aconteceu então, é como se o usuário tirasse do próprio bolso para quitar a dívida.

    Portanto, isso dá direito a empresa de cobrar um valor adicional pelo empréstimo, que são os juros, responsáveis pelo alto índice de inadimplência e endividamento dos indivíduos, negativando-os frente às instituições financeiras do seu país.

    Acontece muitas vezes da pessoa precisar de um polimento piso porcelanatoe não ter condições financeiras de realizar o pagamento em dinheiro. É nesse momento que ela utiliza o cartão de crédito para facilitar a quitação do serviço.

    Os juros que incidem em um cartão de crédito são chamados de rotativos, sendo associado ao crédito rotativo, que é oferecido pelo cartão ao usuário quando ele não consegue efetuar o pagamento total da fatura de despesas.

    Todas as vezes que o cliente não pode pagar o valor total de sua fatura, a administradora do cartão faz um tipo de empréstimo para a pessoa e o parcelamento vai aumentando o seu valor consideravelmente.

    É por essa razão que ao pesquisar um curso de pizzaiolo valor, primeiramente o interessado precisa saber se seu cartão de crédito cobra esse tipo de juros muito alto.

    Isso porque na impossibilidade de quitação, esses juros podem complicar a sua vida financeira muito profundamente, pois pode se tornar uma bola de neve, aumentando o valor das parcelas a cada mês.

    E quanto a taxa de anuidade do cartão de crédito?

    Ela é um valor cobrado pelo banco ou pela instituição financeira responsável pelo uso do cartão de crédito, cobrada automaticamente e é discriminada na fatura do cartão.

    Segundo a norma do Banco Central do Brasil, a cobrança desse valor é de responsabilidade das instituições financeiras e a tarifa sempre aparece no site do banco, na parte sobre cartão.

    Esse valor não é proibido e pode ser cobrado normalmente. Porém, algumas pessoas conseguem negociá-lo, para que ele seja mais baixo, e ao longo do ano uma certa economia pode ser feita.

    Ainda restam dúvidas por parte de muitas pessoas se essa anuidade é mensal ou anual. Na verdade, é necessário saber se o seu pagamento pode ser mensal, parcelado ou anual – à vista, em uma única vez.

    Por esse motivo torna-se importante entrar em contato com a operadora ou instituição financeira responsável pelo cartão de crédito para sanar todas as dúvidas sobre as taxas e formas de pagamento.

    Como fazer bom uso do cartão de crédito?

    A lista abaixo aponta várias dicas para que o cartão de crédito seja utilizado corretamente, sem abusos por parte do usuário, tais como:

    • Estabelecer um limite para as compras;
    • Entender a aplicação das taxas de juros;
    • Lembrar sempre de pagar a fatura;
    • Ter cuidado nas compras por impulso;
    • Atentar-se ao parcelamento;
    • Realizar compras online apenas em sites seguros;
    • Evitar possuir muitos cartões;
    • Denunciar cobranças não autorizadas.

    Estabelecer um teto para realizar as compras evita o descontrole financeiro e gastos em demasia. Portanto, é necessário fazer um levantamento dos rendimentos e determinar uma quantia máxima para os gastos.

    É fundamental compreender como as taxas de juros funcionam. Quando uma fatura não é paga integralmente, eles fazem com que a dívida se torne cada vez maior, pois são os valores mais elevados do mercado.

    É importante não esquecer de pagar a fatura todos os meses, adiar o pagamento do cartão só aumenta as dívidas e atentar-se a data de vencimento é fundamental. Por isso ela deve estar de acordo com os recebimentos de salário.

    Ler a fatura do cartão de crédito e não comprar por impulso é uma conduta que todo usuário precisa ter como hábito. A compra do laudo de renovação CETESB precisa aparecer e ser pago sem atrasos.

    As compras por impulso devem ser evitadas, mesmo que sejam aquisições constantes em uma boa “promoção”, o usuário do cartão deve ponderar se realmente a compra é necessária ou não.

    Dentro da possibilidade, é melhor comprar a vista, porque os parcelamentos podem comprometer a renda ou o limite do cartão, o que pode não ser adequado. A dica é guardar dinheiro para comprar o produto de uma só vez.

    As taxas cobradas pelas operadoras de cartão ainda não são muito bem conhecidas. Portanto, antes de possuir um cartão é fundamental analisar todas as possibilidades, fazer pesquisas e informar-se sobre os custos incluídos.

    Todas as vezes em que forem realizadas compras online, é essencial assegurar-se sobre o site escolhido, tirando informações sobre o CNPJ da loja, a Razão Social, certificar-se da existência de telefone, endereço e a sua reputação no mercado.

    É fundamental não possuir muitos cartões de crédito e, caso apareça na fatura alguma cobrança indevida de uma sala comercial para alugar, denuncie à empresa emissora do cartão, por meio da ouvidoria, notificando o ocorrido imediatamente.

    Vantagens do cartão de crédito

    O uso do cartão de crédito fornece alguns benefícios para o usuário e a lista abaixo mostra alguns deles, tais como:

    • Mais segurança nas compras;
    • Facilidade no pagamento;
    • Aquisição de crédito imediato;
    • Conveniência e agilidade nas compras;
    • Bônus extras, como descontos e pontos.

    Todas essas vantagens fazem com que o consumidor consiga usar adequadamente o seu cartão de crédito. Porém, é importante frisar que ele deve ter consciência nesse uso em todos os momentos de realizar as suas compras.

    Desvantagens do cartão de crédito

    Apesar de ser uma forma cômoda e segura de realizar pagamentos na compra de produtos, o cartão de crédito também possui as suas desvantagens, tais como:

    • Incentivo nas compras por impulso;
    • Incidência de juros altos;
    • Exposição a fraudes e clonagens;
    • Risco de endividamento em excesso.

    Por esse motivo, apesar da facilidade nas compras é preciso se manter atento para não criar dívidas ou cair em golpes por conta de sites inseguros.

    Considerações finais

    O cartão de crédito é uma modalidade de pagamento que favorece o parcelamento das compras realizadas pelo usuário.

    Apesar de ser muito usado nos dias atuais, é necessário muita cautela ao utilizá-lo para que ele não se torne uma ferramenta de descontrole financeiro. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

    Anúncio


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *