Pular para o conteúdo

Como vender enxovais, cama, mesa e banho em plataformas de marketplace?

Como vender enxovais, cama, mesa e banho
Foto de Pixabay no Pexels

Você quer saber como vender enxovais, cama, mesa e banho em plataformas de marketplace como o Mercado Livre, Amazon, Shoppe e muitos outros? Apôs leia também esse artigo: quero revender enxovais consignado, o que fazer?

Então, fica comigo até o final desse conteúdo que eu vou te dar o passo a passo.  

Bom, eu sou o Gomes, fundador deste blog sobre dicas para revendedores de enxovais.

E eu já trabalho com e-commerce há mais de 10 anos.

Por que você deve vender enxovais e cama, mesa e banho em marketplace?

Bom, vender nessas plataformas tem sido realmente uma verdadeira febre aqui no Brasil.

A gente vê aí pelos comerciais, (como no caso do marketplace Shoppe) com aquelas músicas chiclete, né, passando tudo enquanto é que é canal. Ou seja, eles estão entrando com força total aqui no Brasil.

A gente acabou de ver aí um anúncio deles com o Jackie Chan falando em português.

Então, cara eles estão fazendo um trabalho fantástico de marketing e o que isso acontece, né?

Para nós que vendemos produtos, isso é muito bom porque as pessoas, cada vez mais, vão entrar dentro da plataforma da Shopee, baixando o aplicativo e consumindo produtos lá dentro.

E você, como um vendedor, você como uma empresa postada no mercado do varejo, precisa estar pelo menos bem-informado para entender como é que funciona o jogo lá.

Antes de vender produtos como enxovais, cama, mesa e banho nessas plataformas:

A primeira coisa que eu indico você fazer é o seguinte: se atentar para as regras dos marketplaces!

Pois é, é um programa de parceria, né? Você, em parceria com as plataformas para vender os produtos lá dentro. Então, você precisa entender quais são as regras do jogo, o que que pode fazer, o que que não pode fazer.

Agora que você já entende as regras do jogo, o que eu indico você a fazer? Você entrar dentro da plataforma, pesquisar pelo seu nicho de mercado lá dentro, pelos seus produtos, e veja o que os concorrentes estão fazendo.

Nos anúncios da Shopee aparecem avaliações, aparecem estrelinhas, tem os anúncios pagos que aparecem primeiro. Então você vai dar uma navegada, pesquisar pelos seus produtos ali dentro da plataforma para você entender como que as pessoas estão conseguindo vender.

E você vai perceber que dentro do Shopee existe meio que um ticket médio praticado ali, né?

Então você vai perceber que os produtos, tem muitos produtos com ticket médio baixo, produtos baratinhos. Mas existe, com certeza, mercado para vários produtos.

Dá uma analisada, veja qual é o ticket médio que está sendo trabalhado para você ver se consegue acompanhar esse preço. Isso é importante, ok?

Alguns passos para começar revender enxovais ou roupas no marketplace:

Agora eu quero que você se atente a três passos para fazer um bom trabalho dentro das plataformas de marketplace e-commerce.

Primeiro passo, você vai se atentar para a exposição. (E o que é exposição, Gomes?)

Exposição significa você pegar os seus produtos e criar um cadastro de produto que seja bem-feito ao ponto da Shopee mostrar os seus produtos toda vez que alguém pesquisar pelo seu produto lá dentro.

E existem algumas estratégias para você fazer isso.

A primeira delas é o seguinte: fazer um bom anúncio com a palavra-chave que a pessoa está utilizando para encontrar o seu produto lá dentro. Isso é muito importante.

Qual é a palavra que a pessoa digitaria dentro da Shopee, do Mercado Livre ou da Amazon para procurar o seu produto?

Essa é a palavra-chave do seu produto, e você vai cadastrar onde essa palavra-chave?

No título do seu produto. Então, se atente a essas palavras-chave e você pode criar mais de um anúncio para um produto que você tenha. Inclusive, é muito importante que você faça isso.

A única coisa que você se atentar é para não clonar os anúncios, não fazer exatamente igual.

Você vai pegar um produto, vai criar anúncios diferentes uns dos outros. Toda vez que alguém pesquisar pela sua palavra-chave, os seus anúncios vão aparecer ali na busca, mais de um anúncio vai aparecer ali na busca.

Além da palavra-chave, você pode utilizar as ferramentas que a própria Shopee indica você utilizar.

Por exemplo, tem uma ferramenta chamada as “Ofertas da Shopee” ou “Campanhas” que toda data comemorativa a Shopee avisa para os seus parceiros, para os lojistas que está chegando uma data comemorativa, para você selecionar produtos ou uma categoria e colocar esses produtos, de repente, em promoção, de tanto por tanto.

O que vai acontecer depois de fazer essas atualizações para vender nestas plataformas de e-commerce?

O marketplace onde você anuncia vai impulsionar essa campanha dentro da plataforma e você, postando seus produtos dentro dessa campanha, com certeza vai receber maior número de visitas nos seus anúncios.

Seus anúncios vão aparecer mais dentro da plataforma. Então, aproveite as ofertas e as campanhas de todas as plataformas disponíveis no Brasil.

E uma outra forma de você expor os seus anúncios dentro da Shopee, como por exemplo: é utilizar uma ferramenta chamada Shopee Ads.

Você vai pegar os seus anúncios, escolher os seus anúncios, selecionar algumas palavras chaves e vai pagar para a Shopee mostrar o seu anúncio nas primeiras posições toda vez que alguém pesquisar por aquela palavra-chave dentro da plataforma.

Imagina a quantidade de cliques que você não vai receber.

Agora, o que adianta o seu anúncio aparecer e ninguém clicar, ninguém se interessar e ninguém comprar o seu produto de cama, mesa, banho e enxovais?

O que está faltando aqui? Está faltando a segunda estratégia, né, a segunda parte que a gente vai trabalhar aqui que é a conversão.

E o que é a conversão?  Você vai criar as suas ofertas chamativas, ofertas que vão despertar o interesse da pessoa em clicar no seu anúncio para depois comprar.

  • O que você tem que investir nessa parte aqui?
  • Você tem que investir nas imagens dos seus produtos, em um título bem chamativo, o preço também.
  • O seu preço tem que estar dentro de uma média no mercado. Além disso, você também vai investir em vídeo porque o vídeo aparece aqui na sua oferta.

Como que eu faço um vídeo, gomes? Eu vou fazer uma superprodução?

Nada, você vai pegar o seu celular, vai mostrar o seu produto com a câmera, mostra, coloca em cima de uma

mesa, faz um 360°, faz um review desse produto, fala as características desse produto.

Porque tem gente que gosta de ver imagem, tem gente que gosta de ler, tem gente que gosta de ver vídeos.

Não é à toa que plataformas como Instagram e TikTok estão investindo pesado em vídeo.

Por quê? Porque esse é o comportamento das pessoas e as pessoas consomem produtos e, se elas gostam de vídeo, por que você não vai fazer vídeo?  

Você também vai investir em uma descrição bem trabalhada aí do seu produto. Você não vai pegar aquela descrição técnica que o seu fornecedor te mande e vai cadastrar ali e achar que está bom, porque isso não está bom.

Você vai ter que criar uma descrição comercial, ou seja, falando comercialmente como que é o seu produto.

Você vai criar também a descrição técnica, quais são os materiais que compõem esse produto?

Você também pode investir em criar uma FAQ.

O que é uma FAQ? É um conjunto de dúvidas frequentes que as pessoas geralmente têm e te perguntam com relação a esse produto.

Porque, se muita gente pergunta, pode ser que o visitante que tá ali no seu anúncio, de frente para o seu anúncio, ele tem essa dúvida também.

Quando você cria uma lista de dúvidas frequentes, ele já vai ler a sua descrição, ver a dúvida dele ali, já vai tirar a dúvida dele e qual é o próximo caminho lógico? É clicar no botão de comprar.

Então é extremamente importante também que você invista nessa FAQ, dúvidas frequentes, e você vai colocar isso dentro da descrição do seu produto.

Agora vem a terceira fase, a fase do pós-venda.

Vamos recapitular aqui: a pessoa pesquisou pelo seu produto, ela encontrou o seu anúncio, ela clicou no seu anúncio, se interessou no seu produto, comprou o seu produto e aí acabou?

Você só vai embalar e enviar de qualquer maneira? Não, você vai trabalhar para encantar esse cliente. Você vai preparar uma boa embalagem, com uma carta agradecendo a compra e, dentro dessa carta, você pode pedir para ele avaliar, você pode colocar um cheirinho, você pode colocar um brinde.

Por que isso é importante? Porque já é comum nas plataformas de marketplace e-commerce as pessoas comprarem e avaliarem, colocando foto, colocando vídeo, colocando um texto avaliando a experiência de compra com essa loja.

E isso vai beneficiar demais a sua oferta, porque isso funciona como um gatilho para quem está visitando a sua oferta para saber que realmente você vende um bom produto, que você tá entregando uma boa experiência e, também, para plataforma, que vai entender que você tá fazendo um bom trabalho e vai te dar cada vez mais   relevância.

E relevância você pode substituir essa palavra “relevância” por “exposição”.

Se prepare na parte do pós-venda para quando vender você encantar esse cliente e focar na experiência positiva da entrega do seu produto para esse cliente.

Então, se você anotou essas dicas e seguir esse passo a passo que eu passei aqui para você, com certeza você já vai começar a vender, começar a validar o seu trabalho dentro das plataformas de e-commerce.

Agora, como é que a gente escala essas vendas?

Como é que a gente faz um trabalho para aumentar ainda mais as vendas, aumentar o volume de vendas aqui dentro das plataformas parceiras de lojas virtuais?

Esse é um tema para um próximo conteúdo.

Gostou deste artigo? Te ajudou com alguma idéia nova? Ficou com alguma dúvida ou tem alguma sugestão?

Escreva um comentário abaixo, sua opinião é muito importante em nosso blog, até logo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.