Pular para o conteúdo

Como se tornar um empreendedor?

Como se tornar um empreendedor

Ser um empreendedor é algo que muitas pessoas gostariam, no entanto, ter a própria empresa e tirar um projeto do papel é sinônimo de assumir riscos e muitas responsabilidades, algo que pode assustar a maioria.

Só que mais do que ser empreendedor, essas pessoas querem ter sucesso, e para chegar lá, é necessário muito trabalho e dedicação. No Brasil, cerca de 18,65% dos negócios já estabelecidos são de pessoas com idades entre 18 e 34 anos.

Isso significa que os empreendedores mais jovens, embora tenham muitas dúvidas e inseguranças, são perfeitamente capazes de levar seus negócios adiante. Inclusive, sair da zona de conforto é uma das principais características da nova geração.

Para esses indivíduos, ter sucesso é construir uma carreira promissora e que traga desafios capazes de torná-los um diferencial na sociedade. Empreender é uma forma de conseguir isso, e a maior prova são as startups.

Embora comecem suas atividades com uma estrutura precária, trazem soluções que resolvem problemas da sociedade e que, ao longo do tempo, se tornam imprescindíveis no dia a dia das pessoas.

Neste artigo, será possível compreender o conceito de empreendedor, o que é necessário para empreender, a importância dessa atividade, como ser um bom empreendedor e as vantagens de investir.

O que é um empreendedor?

Empreendedor é alguém que busca desafios e maneiras de evoluir sua carreira. O indivíduo está sempre analisando o mercado de trabalho e conclui que será mais bem-sucedido se deixar de ser funcionário para ser dono do próprio negócio.

Além de ser uma pessoa que arrisca tudo o que tem, é visionária e compreende o que está em alta em sua região, buscando levar soluções compatíveis com o comportamento dos consumidores.

O empreendedor, tanto aquele que abre uma empresa de limpeza predial quanto o dono de uma startup, aprende com o que funciona e o que não funciona com outros estabelecimentos, evitando repetir suas falhas.

Também é uma pessoa que procura manter bons contatos com outros profissionais que possam futuramente ser seus parceiros ou fornecedores. Ademais, consegue identificar nichos de mercado que precisam de soluções e encontra neles grandes oportunidades.

Saiba o que é preciso antes de empreender

Empreender é transformar conhecimento em uma ideia e diversos motivos levam uma pessoa a escolher esse caminho. De acordo com uma pesquisa realizada pela Data Popular, existem cerca de 1,5 milhão de jovens empreendendo no Brasil.

Isso destaca o quanto cada vez mais pessoas jovens estão optando por esse caminho, mas a pergunta que fica é se todos eles estão preparados profissionalmente e psicologicamente para dar esse passo.

As empresas de outsourcing de impressão que conseguiram se estabelecer no mercado tiveram empreendedores com coragem de arriscar. Porém, nem sempre isso acontece, e uma das principais causas para as falhas de novos negócios é a falta de planejamento.

De acordo com outra pesquisa realizada por Shikhar Ghosh, professor na Harvard Business School, três em cada quatro de startups com capital de risco não sobrevivem e tampouco dão retornos aos investidores.

Esse levantamento contesta dados positivos que costumam ser divulgados pelos investidores, e essa realidade distorcida acaba fazendo com que muitos jovens empreendedores fracassem em longo prazo.

Isso significa que, para empreender, também é necessário ter experiência no mercado profissional e não abrir o negócio esperando obter independência financeira logo de cara.

Primeiro é necessário prever e identificar os pontos fortes e fracos do futuro negócio. Também é crucial investir em uma gestão empresarial focada nos pontos-chave da ideia e fazer pesquisas de campo para fomentar a ideia. Outros fatores são:

  • Custos de investimento;
  • Tendências do mercado;
  • Possíveis concorrentes;
  • Demanda.

Em linhas gerais, para empreender, é necessário se preparar, mas, de qualquer forma, essa atividade é muito importante e por diversas razões.

A importância de empreender

O empreendedorismo é importante porque contribui com a economia do país, além de ser uma alternativa para o aumento do desemprego e falta de oportunidades.

O ano de 2020 trouxe muito desemprego e ainda fez com que muitas pessoas perdessem oportunidades de trabalho, algo que prejudicou muito o mercado.

Diante disso, muitas pessoas decidiram abrir o próprio negócio, atuando como fornecedores de abrasivos para marmoraria, dentre muitos outros segmentos.

Ao mesmo tempo em que o desemprego foi muito alto, o mesmo ano bateu recorde na abertura de negócios próprios, o que acabou criando postos de trabalho.

No entanto, é um erro achar que o empreendedorismo é importante apenas em momentos de crise, muito pelo contrário. Pelo fato de caminhar com a inovação, empreender é fundamental para o desenvolvimento da nação.

Quando uma empresa cria uma solução, reduz os desperdícios na produção de uma área e aumenta o custo-benefício de seus produtos e serviços.

Como resultado, todo o tempo e dinheiro economizado por um salão de manutenção de cílios volume russo pode ser aplicado em outros investimentos.

O fato é que o crescimento econômico e o empreendedorismo caminham juntos, tendo em vista que a expansão econômica permite que os empreendedores invistam cada vez mais, gerando receita e trabalho para outros negócios.

Dicas de como ser um bom empreendedor

Para ser um bom empreendedor, existem algumas ações que você pode colocar em prática. Uma delas é compartilhar sua ideia com outras pessoas, pois isso pode ajudar a economizar tempo e dinheiro.

Não tenha medo de que alguém vá copiar seu projeto e procure compartilhar sua ideia com pessoas que já tiveram uma experiência semelhante.

Uma das principais causas para o fechamento de empresas é a falta de planejamento, por isso, não cometa esse erro. Procure testar novos formatos e não tenha medo de mudar a estratégia, caso seja necessário.

Antes de investir em qualquer tipo de divulgação, como panfletagem porta a porta, procure conhecer bem seus clientes, pois quanto mais você sabe quem são as pessoas que vão comprar, maiores serão as chances de sucesso.

Veja quais são os hábitos, comportamentos, rotina, dentre outras informações sobre essas pessoas para que as estratégias tenham sucesso.

Um bom empreendedor também procura organizar sua vida financeira, e principalmente o fluxo de caixa do negócio. É possível fazer isso por meio de planilhas simples, controlando os valores que entram e saem da empresa.

Não se esqueça de adotar boas estratégias de comunicação, independentemente da área de atuação ou do porte do seu negócio.

Hoje em dia, a internet se tornou o maior meio de comunicação da sociedade, por isso, não deixe de investir em ações de marketing digital.

Também procure valorizar sua equipe, envolvendo todos os funcionários nas conquistas da empresa e reconhecendo seus esforços.

Um fabricante de tapete de sisal sintético sob medida procura investir em maneiras de valorizar sua equipe, pois sabe que funcionários engajados trazem bons resultados.

Vantagens de ter o seu negócio

Agora que já se sabe praticamente tudo sobre empreender e como ser um bom vendedor, chega o momento de saber um pouco mais sobre as vantagens dessa atividade.

Muitas pessoas gostariam de ter o próprio negócio para poder trabalhar com o que gostam e com aquilo que realmente querem. Infelizmente, é muito comum encontrar alguém trabalhando com algo que não condiz com suas habilidades.

Ao longo do tempo, as atividades do dia a dia se tornam desgastante e dificilmente alguém consegue lucrar e ter uma vida financeira estável dessa maneira.

Se alguém que gosta de trabalhar com pintura airless residencial decide investir nesse segmento, em pouco tempo será capaz de alcançar seus sonhos e objetivos.

O salário pago pela maioria das empresas não é suficiente para poder realizar todas as metas de vida, mesmo para alguém que tenha muita organização financeira.

Indiscutivelmente, ter o seu próprio negócio vai trazer ganhos muito maiores que permitiram chegar onde você deseja.

O empreendedor também é livre e tem total autonomia para decidir o horário em que vai trabalhar, com exceção do comércio que precisa seguir o horário comercial.

Por exemplo, se você abrir uma empresa de lavagem de poltrona a seco, deve manter o estabelecimento aberto durante o horário comercial, mas se você criou uma loja online, pode trabalhar em qualquer horário para enviar os pedidos.

O empreendedor também gera emprego e renda para pessoas que estão fora do mercado de trabalho, causando impactos positivos na sociedade.

Ao longo do tempo, será possível aprender com seus próprios erros e, com isso, melhorar a organização para que ela possa oferecer soluções cada vez melhores.

Considerações finais

Empreender é uma grande responsabilidade porque permite ao empreendedor usar toda a sua criatividade, liberdade de criação e, assim, oferecer para a sociedade uma solução única e que trará muitos benefícios.

Neste artigo, foi abordado um pouco mais sobre esse assunto e foi possível detalhar tudo o que você precisa para ser um empreendedor de sucesso.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.