Pular para o conteúdo

Como ganhar dinheiro com o TikTok: dicas de monetização

    O TikTok se tornou a rede social do momento, usada pelo público mais jovem e substituindo parcialmente outros portais mais estabelecidos, como Facebook ou Instagram. 

    Anúncio


    Como em qualquer plataforma de conteúdo, no TikTok existem opções para alavancar suas criações para ganhar dinheiro. 

    Vou te contar como você pode, hoje em dia, monetizar seu conteúdo neste pequeno portal de vídeos. Tenha em atenção que, sendo uma plataforma relativamente recente, as condições poderão evoluir nos próximos meses e anos. E não perca meu artigo sobre como monetizar o Twitch .

    Anúncio


    O que é TikTok?

    É uma rede social baseada em vídeos curtos, que tem inspirado muitas cópias, como curtas do YouTube ou Reels do Instagram. Embora, ultimamente, tenha estendido a duração dos vídeos . Até recentemente, você não podia assistir a um conteúdo com mais de três minutos. Agora, vídeos de até 10 minutos podem ser publicados.

    A ascensão do TikTok parece imparável

    Crescimento muito rápido ano a ano

    Em um estudo sobre as redes sociais mais usadas no mundo em 2018, o Douyin (a versão chinesa do TikTok) não foi listado. No mesmo ano, foram mencionados 2,167 milhões de usuários mensais no Facebook, 1,5 bilhão no YouTube, 800 milhões no Instagram, 330 milhões no Twitter e 260 milhões no LinkedIn.

    No ano seguinte, o mesmo estudo deu 2.271 milhões de usuários mensais para o Facebook, 1.900 milhões para o YouTube e 1.000 milhões para o Instagram. Douyin e TikTok somaram 500 milhões de usuários, acima de plataformas como Twitter (326 milhões) e LinkedIn (303 milhões).

    No início de 2020, a mesma fonte dava 2.449 milhões de usuários mensais para o Facebook, 2.000 milhões para o YouTube e 1.000 milhões para o Instagram (devido à falta de atualizações de dados nos últimos 12 meses). A dupla Douyin/TikTok já contava com 800 milhões de usuários mensais. Twitter estava preso em 340 milhões.

    Anúncio


    Pulo o ano de 2021 e vou para os dados de janeiro de 2022 . O Facebook atinge 2.910 milhões de usuários mensais, à frente do YouTube com 2.562 milhões. O Instagram está perto de 1.500 milhões. O TikTok já tem 1 bilhão de usuários mensais, e isso sem contar os 600 milhões de usuários da versão chinesa Douyin. O Twitter não avança e tem 346 milhões de usuários.

    TikTok já é um peso pesado no setor

    Com 1,6 bilhão de usuários no total, a rede social chinesa já ultrapassou o Instagram, e triplicou seu número de usuários em três anos, enquanto o Facebook cresceu 28%, o YouTube 35%, o Instagram 48% e o Twitter apenas 1%.

    E não parece que o crescimento vai desacelerar muito nos próximos meses, porque em 2021, o TikTok foi o aplicativo mais baixado, à frente do Instagram, Facebook ou até mesmo do WhatsApp. O YouTube não aparece na listagem, provavelmente porque vem de fábrica em todos os aparelhos Android.

    De momento, o TikTok é um serviço utilizado pelos mais novos

    Em dados dos Estados Unidos , verifica-se que em redes como YouTube ou Facebook não há muita diferença de uso entre as faixas etárias. Especificamente, 95% dos usuários entre 18 e 29 anos usam o YouTube, mas também 83% dos usuários entre 50 e 64 anos. Para o Facebook, o percentual de jovens que usam a rede social é de 70%, contra 73% para a faixa etária de 50 a 64 anos. No Instagram, as porcentagens de uso são respectivamente de 71 e 29%, enquanto no TikTok são de 48 e 14%.

    Isso sugere que um serviço como o Facebook tem uma base de usuários mais antiga com menos potencial de crescimento do que plataformas como TikTok ou Instagram.

    Ganhar dinheiro no TikTok pode ser uma boa estratégia de médio prazo

    É difícil saber o que acontecerá no futuro, porque o uso das redes sociais pode mudar rapidamente de acordo com as tendências. Mas no momento o TikTok está crescendo muito, tem uma base de usuários jovem e tem um bom potencial para continuar aumentando sua base de usuários, atraindo grupos de usuários mais velhos, por exemplo.

    Além disso, os programas de recompensa para criadores são relativamente recentes e a monetização de conteúdo provavelmente se expandirá no futuro.

    Estratégias para ganhar dinheiro no TikTok

    Vou detalhar as diferentes possibilidades que você tem para monetizar seu conteúdo nessa rede social.

    No artigo falarei sobre:

    1. Programas de recompensa para criadores de conteúdo, como o Creator Next.
    2. A opção de conteúdo patrocinado.
    3. As possibilidades de vender produtos de merchandising.
    4. Como você pode usar um canal Tiktok para aumentar as vendas do seu negócio.

    Ganhe dinheiro no TikTok com o programa Creator Next

    Condições gerais de elegibilidade

    • Para participar do programa TikTok Creator Next , os criadores devem ser maiores de idade.
    • Eles também devem atender aos requisitos mínimos de seguidores (que podem diferir por região).
    • Você precisa ter pelo menos 1.000 visualizações de vídeo nos últimos 30 dias.
    • Também é necessário ter pelo menos três postagens nos últimos 30 dias.
    • A conta deve estar em conformidade com as diretrizes da comunidade e ser baseada nos EUA, Reino Unido, Alemanha, e Brasil.
    • Contas corporativas não são elegíveis para participar.

    Ganhe dinheiro no TikTok com dicas

    A plataforma possui um sistema de “dicas” (dicas). Os usuários que gostam do seu conteúdo podem mostrar seu apoio enviando dinheiro para você. É um sistema que funciona com a plataforma de pagamento Stripe, e que permite receber valores de 5, 10 ou 15 dólares, além de valores personalizados. Os usuários não podem dar gorjetas superiores a US$ 100 ou doar mais de US$ 500 por dia.

    Para se qualificar para esta opção de compensação, é necessário ter pelo menos 100.000 seguidores.

    Presentes em vídeo e presentes ao vivo

    É outra forma de conseguir dinheiro dos usuários. Embora nem todos os vídeos sejam elegíveis para esta opção, em alguns é possível receber diamantes virtuais, que são enviados pelos usuários que curtiram o conteúdo. Esses diamantes podem ser posteriormente trocados por dinheiro. Para se qualificar para esta opção, você precisa ter 100.000 seguidores.

    Os vídeos ao vivo também permitem que você receba presentes e, principalmente, aqueles diamantes que podem ser trocados por dinheiro.

    Mercado de Criadores

    O TikTok possui uma plataforma onde os criadores de conteúdo podem entrar em contato com as marcas que desejam anunciar. Primeiro você precisa se registrar no Marketplace e depois há duas maneiras de anunciar.

    A primeira é que as empresas interessadas entrem em contato diretamente com você se acharem que seu perfil se encaixa em seus objetivos de marketing.

    A segunda é simplesmente navegar entre as campanhas abertas, e tentar se inscrever naquelas que possam representar uma colaboração interessante para ambas as partes.

    Fundo para creadores

    O TikTok também tem um orçamento para ajudar criadores talentosos. Para se inscrever no programa, você precisa ter no mínimo 10.000 seguidores, além de ter recebido mais de 100.000 visualizações nos últimos 30 dias. Entre os países em que o programa funciona estão Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, França, Itália e Espanha.

    Ganhe dinheiro no TikTok com vídeos patrocinados

    Você também pode ganhar dinheiro sem tantas condições, desde que consiga que algumas empresas queiram patrocinar seu conteúdo. Normalmente, eles entrarão em contato com você quando você atingir um volume razoavelmente alto de seguidores e visualizações.

    Claro, assim como no YouTube, o que importa é que a empresa se encaixe naturalmente no seu tema. E você também deve cuidar muito da qualidade dos vídeos. Ou seja, ofereça um conteúdo interessante para o seu público, que acaba sendo patrocinado, e não publique um mero anúncio. Os usuários são exigentes. Eles entendem a necessidade de patrocínios, mas não querem ver um comercial de 10 minutos. Eles seguem você por causa de seus vídeos e seu estilo.

    Merchandising: outra forma de ganhar dinheiro com o TikTok

    Pode parecer surpreendente para quem não conhece as redes sociais, mas um criador de conteúdo com tema e estilo muito pessoal pode criar uma marca pessoal muito poderosa. Talvez a curto prazo você tenha um número relativamente pequeno de seguidores. Mas eles podem se tornar usuários muito comprometidos e dispostos a comprar produtos de merchandising do canal.

    Obviamente, esse tipo de estratégia funciona melhor com uma grande base de fãs, simplesmente para poder fabricar quantidades suficientes de produtos para obter economias de escala. Mas, mesmo com uma comunidade relativamente pequena, uma renda interessante pode ser alcançada.

    Aproveite o TikTok para ganhar mais dinheiro com o seu negócio

    Não vou entrar em muitos detalhes, porque já discuti estratégias de marketing online em outros artigos. O TikTok é uma ferramenta formidável para atingir seu público-alvo. Portanto, criar um canal TikTok para sua empresa ou negócio pode ser muito lucrativo a médio e longo prazo.

    Claro, você terá que oferecer um conteúdo valioso. Uma agência de SEO pode compartilhar tutoriais sobre posicionamento. Uma loja de produtos de beleza pode fazer vídeos com truques de maquiagem. O importante é encontrar um ponto de encontro entre o formato do vídeo, a audiência e os objetivos do seu negócio.

    Criar uma comunidade permite que você alcance mais pessoas, o que indiretamente pode lhe trazer mais vendas e mais benefícios.

    Anúncio


    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *