Saúde em Geral

Conheça os Benefícios do Chai Indiano

O chai se caracteriza o chá indiano tradicional. A receita que é original de chai usa as folhas da planta local da mesma denominação, responsável por origem da denominação portuguesa chá.

Há mais de 3 mil variações de mistura em relação às especiarias, que confere único sabor para bebida. Cada região indiana e cada casta utiliza diversos ingredientes.

Mesmo havendo milhares de variedades, especiarias mais gerais que conferem sabor para chai se caracterizam canela, gengibre, noz moscada, cravo, cardamomo, e pimenta.

O chá usando especiarias se encontra intensamente enraizado em história e cultura da Índia.

 

Masala Chai

chai indiano historia

O chai que se resume somente o chá em mistura com especiarias, não apresenta leite, ao passo que masala chai leva também leite para preparar.

A bebida é produzida do chá, no entanto, possui de base o leite, preferencialmente gordo, em que o sabor se caracteriza mais encorpado.

O masala chai, leite temperado, está ficando cada vez mais famoso no mundo todo.

E, como o chai, pode ter transformada a receita, no entanto, é normalmente formado pelo leite integral, combinação das especiarias, chá preto, e o adoçante, que pode ser mel, açúcar ou ainda o melaço.

 

Benefícios do Chai

De acordo com a medicina oriental, o chai verdadeiro gera vitalidade e é capaz de acelerar sinapses neurológicas.

O masala chai, chá indiano, gera efeito calmante, age como auxílio digestivo natural e oferece sensação do bem-estar.

A bebida ainda se mostra rica nos antioxidantes e ajuda em tratar a pele. E é muito indicada em tratar gastrite, a amenizar dor estomacal.

Além de se caracterizar digestivo, possui efeito termogênico, que ajuda em perda de peso.

Certamente, um dos benefícios mais importantes do chai é que o mesmo se mostra um remédio natural perfeito a contribuir e acelerar o emagrecimento.

Assim, para quem deseja perder quilos, moldando o corpo, além da atividade física e dieta saudável, é possível beber o chá.

A atividade física regular é importantíssima em processo de emagrecimento saudável, sem contar ainda comer de forma equilibrada.

O chá pode ajudar a emagrecer, porque entre outros fatores, auxilia na metabolização das gorduras a evitar acúmulo no corpo, e a regular apetite entre refeições, já que exerce efeito poderoso de saciedade.

Assim é mais um benefício importante para este chá.

 

Vídeo | CHAI, aprenda fazer o milenar chá indiano

 

Receita do Masala Chai

De ingredientes são usados 3 cravos da Índia, 1 pedaço da canela em casca, 1 xícara do leite, e 1 xícara da água. Ainda 4 sementes de cardamomo, 1 colher de chá do gengibre ralado, açúcar a gosto ou mel ou adoçante, 3 bolinhas trituradas da pimenta-do-reino, e o chá preto a gosto, com 2 colheres de chá sendo a normal medida.

Para preparar, na panela pequena colocar o leite, água, folhas do chá preto, cardamomo, gengibre e canela. Levar ao fogo, e ao início da fervura, reduzir o fogo ao máximo e aguardar por 5 ou 10 minutos.

Então adoçar a gosto usando açúcar, mel ou adoçante. Coar e saborear o masala chai.

 

Veja também:

Neem Indiano Serve para Diabetes?

Mangaba Brava Serve para Emagrecer? 

Deixe um comentário